Em 2008, o Fluminense conquistou a Conmebol Libertadores; em 2009, brilhou na Copa Sul-Americana; e agora, em 2024, busca mais um título na Recopa Sul-Americana. A história se repete com a LDU, formando uma das rivalidades mais marcantes do futebol sul-americano. O embate terá seu primeiro capítulo nesta quinta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), em Quito.
Esta será a terceira vez que Fluminense e LDU se encontram nesse contexto, unindo-se a outras grandes rivalidades continentais, como Grêmio x Independiente e Cruzeiro x River Plate, que também decidiram três competições internacionais reconhecidas pela Conmebol.
De acordo com um levantamento realizado pelo ge, as competições sancionadas pela Conmebol ao longo do tempo incluem a Conmebol Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana, Copa Conmebol, Copa Mercosul, Supercopa Sul-Americana, Copa Master da Supercopa, Copa Master da Conmebol e Copa Ouro.
O Fluminense enfrenta a LDU nesta quinta-feira, na partida de ida da Recopa Sul-Americana, às 21h30 (horário de Brasília). O confronto de volta está programado para a próxima quinta-feira, dia 29, no mesmo horário, mas no Maracanã. Vale destacar que não será utilizado o critério do gol fora de casa como desempate.