Taxa de ocupação da rede de hotéis e pousadas chegou a 95%
A 22ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) encerrou-se neste domingo (13) após cinco dias de intensa programação cultural. O evento atraiu entre 27 mil e 30 mil visitantes à histórica cidade do litoral sul do Rio de Janeiro, movimentando a economia local com uma taxa de ocupação hoteleira de 95%.
Com 20 mesas de bate-papo, a programação principal, realizada ao redor da Praça da Matriz, abordou temas urgentes, como emergência climática, fake news e autoritarismo. Entre os destaques estiveram a escritora brasileira Carla Madeira, o colombiano Juan Cárdenas e o palestino Atef Abu Saif, além de artistas e influenciadores como Felipe Neto, que participou de um debate com a jornalista Patrícia Campos Mello sobre ódio e polarização.
A Flip deste ano homenageou o escritor carioca João do Rio (1881-1921) e ofereceu, além dos debates literários, uma programação paralela chamada Flip+, com sessões de cinema, lançamentos de livros, apresentações artísticas e atividades educativas.
Os debates foram transmitidos ao vivo por um telão na Praça da Matriz e também no YouTube, alcançando mais de 53 mil espectadores – mais que o dobro dos 25 mil de 2023. As atividades educativas envolveram 5,5 mil pessoas, e cerca de 15 mil livros foram vendidos na livraria oficial do evento.