Rubro-negro tem a 16ª pior defesa do Campeonato Brasileiro, superando apenas os times que estão na zona de rebaixamento
Quarto colocado no Campeonato Brasileiro, o Flamengo, até aqui, possui o terceiro melhor ataque da competição, mas o desempenho defensivo é o que preocupa os torcedores rubro-negros. Em 23 jogos disputados, o time treinado por Jorge Sampaoli sofreu 30 gols, uma média de 1,3 gols sofridos por partida.
Em grau de comparação, o Flamengo sofreu a mesma quantidade de gols que Botafogo e Palmeiras, líder e vice-líder da competição, juntos. Dono da melhor defesa da competição, o alvinegro foi vazado apenas 13 vezes no Brasileirão, enquanto o time paulista tem a segunda melhor defesa do campeonato e tomou 17 gols.
Dentro de casa, o Flamengo até consegue ter um bom desempenho defensivo — foram nove gols sofridos em 11 partidas (3x Botafogo, 3x Athletico, 1x Cruzeiro, 1x América-MG e 1x São Paulo). Mas a mudança acontece quando o time rubro-negro joga longe do Maracanã — são 21 gols sofridos em 12 partidas disputadas.
O Flamengo tem a 16ª pior defesa do Campeonato Brasileiro, atualmente, superando apenas Santos, Vasco, América-MG e Coritiba, os times que estão na zona de rebaixamento. Em 23 partidas, o clube foi vazado 15 vezes.
No ano todo, abrangendo todas as competições disputadas pelo clube, o rubro-negro sofreu 66 gols em 59 partidas — 30 no Brasileiro, 5 no Mundial, 1 na Recopa, 8 na Libertadores, 5 na Copa do Brasil, 4 na Supercopa do Brasil e 13 no Campeonato Carioca.
O número de gols sofrido nesta temporada, por exemplo, já superou a quantidade de vezes que a defesa foi vazada no ano passado inteiro, já que em 2022 o Flamengo sofreu 65 gols. Desde 2019, o ano que o time carioca mais sofreu com a defesa foi em 2021, quando tomou 83 tentos em 87 partidas.
Por Extra