Consolidação de esquema com pontas e rotatividade de laterais é a tendência, assim como fim da fila para Bruno Henrique e Gabigol
O Flamengo se despediu de sua torcida no Maracanã em 2023 com uma boa vitória sobre o Cuiabá, marcada pelo fim das passagens de Filipe Luis e Rodrigo Caio, e também pela consolidação de uma base de equipe, que promete ser o pontapé inicial de trabalho de Tite em 2024.
Antes de pensar no ano que vem, porém, o rubro-negro carioca tem pendente para a última rodada diante do São Paulo a confirmação da classificação para a fase de grupos da Libertadores. Com 66 pontos, … ainda depende de outros resultados para ficar entre os quatro primeiros colocados do Brasileiro.
A seriedade com que Tite levou o penúltimo jogo do ano deu sinais das pretensões do técnico para a próxima temporada. O presente de despedida de Filipe Luis, o colocando como capitão e titular, foi a senha para a busca para ontem de novos laterais. Não só na esquerda.
Do lado direito, Varela recebeu a primeira oportunidade no esquema de Tite com pontas ofensivos, fez um jogo seguro, e embolou a concorrência com os jovens Matheuzinho e Wesley. No ataque, o retorno de Luiz Araújo demonstrou que Tite reconheceu o erro dos últimos jogos ao improvisar Bruno Henrique pela direita. Além do gol cedo, Araújo foi peça tática importante para o domínio do Flamengo. Pedro ampliou no fim da etapa inicial, deixando o ambiente mais tranquilo para a festa de despedida.
O sistema equilibrado, com Cebolinha em ascensão pela esquerda, tem permitido a volta de Gerson às boas apresentações. Mesmo que não tenha sido brilhante, o meio-campo distribuiu o jogo, criou chances, e termina a temporada melhor do que começou. Por outro lado, chama atenção a não utilização de Gabigol nos últimos jogos. Apesar da recuperação de um problema físico, não tem entrado nem no decorrer das partidas. O mesmo vale para ausências de David Luiz e Allan, que mesmo recuperados de lesão novamente ficaram fora da relação da partida.
Filipe Luis jogou quase 90 minutos e saiu para ser ovacionado por todo o Maracanã depois de errar passe que originou um pênalti de Varela e o gol do Cuiabá, de Clayson. Houve tempo ainda para a entrada de Rodrigo Caio, apesar de o jogo ganhar em emoção no fim com as várias mexidas. O zagueiro de 30 anos tem contrato até dezembro, e vai procurar novo clube para jogar em 2024.
Por Diogo Dantas