A Prefeitura de Duque de Caxias informa que a fiscalização para coibir o descarte de resíduos nos lixões clandestinos do bairro Jardim Gramacho, iniciada no dia 12 de setembro é feita 24 horas por agentes do INEA – Instituto Estadual do Ambiente, com apoio de policiais militares do PROEIS, e da secretaria municipal de Segurança.
Os agentes atuam com seis viaturas nas entradas do bairro, garantindo o monitoramento da região. Os fiscais do INEA são responsáveis pela fiscalização realizando a autuação aos infratores ambientais e apreensão dos veículos. Nos casos de constatação da prática de crimes os policias conduzem os envolvidos à delegacia para apreciação da autoridade policial.
Na manhã desta segunda-feira (02/09), um caminhão transportando pneus velhos para descarte no bairro, foi interceptado pelos policiais do PROEIS e fiscais do INEA, onde foi realizada a autuação pelas irregularidades ambientais no transporte dos materiais e a constatação de possível prática criminosa. O veículo e o condutor foram levados para DPMA – Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente