Guia RJ mostra programação cultural e opções de lazer para curtir na cidade do Rio de Janeiro. Monte o seu roteiro.
Nos próximos dias, o Rio continuará promovendo eventos em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Edu Krieger e Natalia Voss se apresentarão no Teatro Rival na sexta-feira, com parte da renda revertida para as doações. No domingo, o Imperator, no Méier, sediará um festival com grupos como DiBob, Uns e Outros, El Efecto e o bloco Vem Cá Minha Flor, também contribuindo para a causa.
Além disso, a Marina da Glória receberá um festival de pagode com grandes nomes, incluindo Péricles e Xande de Pilares. Destaca-se também o show de Emicida, encerrando sua bem-sucedida turnê AmarElo, na Farmasi Arena, na Barra.
Parte superior do formulário
Shows e festas
Mostra de Música Vocal Rioacapella
Nesta sexta-feira (17), às 18h, o Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), será palco da Mostra de Música Vocal Rioacapella. A apresentação gratuita acontecerá no emblemático Plenário Barbosa Lima Sobrinho. Sob a direção de Crismarie Hackenberg, o espetáculo contará com a participação especial do músico Léo Mucuri e reunirá três grupos: Oficina de Cantoria + 60, Coral do Cepel e o Grupo Molho Inglês. O evento é uma realização do renomado projeto Música no Museu, conhecido como a maior série de música clássica do Brasil.
__________________________________________________________________________
Nesta sexta-feira (17), o Teatro Rival Petrobras recebe Edu Krieger e Natalia Voss com o espetáculo “Versos e Versões – A Vida em Paródias”, em um show de caráter emergencial e beneficente. Toda a renda obtida com a venda de ingressos será destinada às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul.
O repertório, cuidadosamente selecionado, é composto por canções que ambos os artistas amam. Destaque para sucessos da MPB, como “Canto de Ossanha” (Baden Powell e Vinícius de Moraes), “Palco” (Gilberto Gil), “Reconvexo” (Caetano Veloso), “Sapato Velho” (Cláudio Nucci, Mu Carvalho e Paulinho Tapajós), “Meu Caro Amigo” (Chico Buarque e Francis Hime); do pagode, como “Essa tal liberdade” (Paulo Sérgio Valle e Chico Roque); e do pop, como “Eu também quero beijar” (Fausto Nilo, Moraes Moreira e Pepeu Gomes).
Emicida -AmarElo, a gira final
Henrique Portugal, ex-tecladista do Skank, junta-se à banda Conexão Rio no palco do Manouche nos dias 17 e 18 de maio, sexta e sábado, para apresentar o show “As Canções Que Não Fiz Para Ela”, inspirado no repertório do ícone Roberto Carlos. Portugal, cantor, compositor e tecladista, foi membro fundador do Skank por 32 anos.
A Conexão Rio, conhecida por sua dedicação à bossa nova, samba jazz e MPB, é composta por André Cechinel (piano), Fernando Barroso (baixo), Fernando Clark (guitarra) e Zé Mário (bateria). Com 22 anos de trajetória, a banda frequentemente se apresenta tanto em formação solo quanto acompanhada por renomados músicos como Raul Mascarenhas, Léo Gandelman, Celso Fonseca, Vinicius Cantuária e Vittor Santos, entre outros.
___________________________________________________________________________
Moyseis Marques no Circo Voador
No sábado (18), o cantor e compositor Moyseis Marques apresentará seu novo show, baseado no álbum “Na Matriz”, no palco do Circo Voador. No espetáculo da Lona Voadora, Marques receberá convidados especiais, incluindo João Bosco, o cantor e compositor Mosquito e o grupo Ordinários.
Entre as músicas recentes que compõem o repertório estão “Sambaluz”, “Bem que mereço”, “Coração de Lona” e “Forró das cidades”, além dos sucessos do álbum “Na Matriz”. O show também contará com canções marcantes na carreira de Moyseis Marques, como “Mambembe” (Chico Buarque), “Nomes de favela” (Paulo César Pinheiro), composições de Luiz Carlos da Vila e parcerias com Moacyr Luz e Ney Lopes.
__________________________________________________________________________
Festival ‘Cultura de mãos dadas’
No domingo (19), o evento “Cultura de Mãos Dadas”, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) e do RioSolidário em apoio ao Rio Grande do Sul, será realizado no Centro Cultural João Nogueira Imperator, no Méier.
Com uma programação diversificada, a casa abrirá às 15h para receber artistas como DiBob, Uns e Outros, El Efecto, além do bloco Vem Cá Minha Flor, entre outros. Toda a renda arrecadada durante o evento será destinada à compra de mantimentos para as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul.
Line-up completa
- 15h às 15h40: Vem cá minha flor
- 16h às 16h40: Fogo e Paixão
- 17h às 17h40: Amigos da Onça
- 18h às 18h40: Diabo Verde
- 19h às 19h40: Uns e Outros
- 20h às 20h40: El Efecto
- 21h às 21h45: Dibob
______________________________________________________
Sambas
Capital do samba
No próximo fim de semana, sábado e domingo (18 e 19), a Marina da Glória será palco para uma celebração do samba, com algumas das maiores estrelas do gênero, prometendo encantar milhares de pessoas. O festival apresentará mais de dez shows completos, além de uma área open beer e uma variedade de opções gastronômicas.
No sábado, o line-up incluirá apresentações de Dilsinho, Ferrugem, Léo Santana, Tiee e o grupo Sorriso Maroto. Já no domingo, o público poderá curtir Péricles, Xande de Pilares, o grupo Menos é Mais, Mumuzinho e Pique Novo.
Al Farabi
O Al Farabi, um bar e sebo localizado no Centro do Rio, reserva todo o fim de semana para celebrar o samba, também servindo como ponto de coleta de doações para o Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira (17), às 18h, o local recebe o projeto Sambaú, que tem como objetivo divulgar sambas inéditos. O evento reúne os compositores Wanderley Monteiro, Luís Caffé e Agenor de Oliveira, compartilhando com o público suas preciosidades guardadas no “baú”, músicas ainda não registradas.
No sábado (18), é a vez do grupo Flor do Samba, formado exclusivamente por mulheres, se apresentar às 14h. Além dos grandes clássicos do samba, o grupo também apresenta músicas de compositoras da nova geração, como Marina Iris, Ana Costa, Eliza Pragana, Manu da Cuíca, Teresa Cristina, entre outras.
No domingo (19), o Al Farabi apresenta o projeto Enredos do Meu Samba, com início às 14h, que traz novidades nesta edição. A partir de maio, o projeto receberá convidados ilustres para promover bate-papos sobre Carnaval, com um novo nome a cada mês. Nesta edição, os convidados especiais são os compositores Evandro Bocão e André Diniz.
_______________________________________________________
Teatro
Musical ‘Uma Saudação a Mariah Carey’
Nos dias 16, 24 e 25 de maio, a cantora Thielly Lohane estará em destaque no espetáculo “Uma Saudação a Mariah Carey”, que será apresentado no Teatro Claro Rio (Copacabana), Teatro Bangu Shopping (Bangu) e Sala Nelson Pereira dos Santos (Niterói), respectivamente.
Com texto e direção geral de Rafael Mello, o espetáculo também contará com músicos ao vivo e um roteiro que se inspira na carreira da renomada cantora americana. Desde seu primeiro álbum em 1990 até momentos marcantes, como o lançamento do filme “Glitter” em 2001 e uma homenagem ao título que ela conquistou como a “Rainha do Natal”.
_____________________________________________________________________
A Menina Dança (infantil)
O espetáculo infantil “A Menina Dança”, que estreia dia 18 de maio, no Sesc Tijuca. O projeto conta a história de uma heroína da pátria: Maria Felipa. Permeado por danças afros e ritmos como maracatu, jongo, maculelê e roda de samba, o infantil é o único espetáculo de dança contemplado no Edital Corpo Negro, do Sesc Pulsar. Na peça, cinco bailarinos em cena trazem conceitos afro-brasileiros. A estética visual do espetáculo também estará voltada à cultura africana, desenhada pelo figurinista Ricardo Rocha, vencedor do Prêmio CBTIJ como Melhor Figurinista. As apresentações serão gratuitas, entre os dias 18 e 26 de maio.
Maria Felipa foi uma marisqueira, pescadora e trabalhadora braçal que participou da luta pela Independência da Bahia. Ela foi declarada Heroína da Pátria Brasileira e teve seu nome inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que se encontra no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, situado em Brasília/DF. No entanto, Maria Felipa não faz parte da história nos livros escolares brasileiros, uma invisibilidade que a cultura trabalha para reverter revivendo essas memórias, principalmente para o público infantil, ainda em formação e multiplicador de ideias.
_________________________________________________________________________
Dr. Bezerra de Menezes – a cura do corpo e da alma
O espetáculo “Dr. Bezerra de Menezes – a cura do corpo e da alma” estreia no Teatro Miguel Falabella na sexta-feira (17). O espetáculo traz a história do abolicionista, político e médico que viveu durante o século XIX na cidade do Rio de Janeiro.
Com direção de Jefter Paulo e atuação de Ricardo Andrade Vassíllievitch, a montagem retrata a história da personalidade que ficou conhecida como o “Médico dos pobres”, por cuidar dos menos afortunados, sem qualquer retorno financeiro. Bezerra de Menezes declarava ser “a política o melhor caminho para ajudar pessoas”.
___________________________________________________
Exposições
Têta
Obras da artista paranaense Lidia Lisbôa estarão em cartaz no Museu de Arte do Rio (MAR) a partir deste sábado (18), Dia Internacional dos Museus. A exposição “Têta”, primeira individual da artista na instituição, apresenta cerca de 30 obras e tem a curadoria de Amanda Bonan, Marcelo Campos, Amanda Rezende, Thayná Trindade e Jean Carlos Azuos.
A mostra traz esculturas e instalações suspensas que, através de tramas e elementos têxteis, apresentam ao público a força da manufatura na arte contemporânea brasileira. Úteros, tetas, cordões umbilicais e cupinzeiros fazem parte da poética
A exposição terá algumas obras inéditas comissionadas pela instituição, e faz parte do “Mulheres no MAR”, programa que visa ampliar a exibição da arte produzida por artistas brasileiras.
___________________________________________________________________________
Krajcberg & Zanine (últimos dias)
A exposição apresenta cerca de 20 peças, entre esculturas de Krajcberg, dos anos 1960 e 1970, e itens de mobiliário e também uma escultura de Zanine, dos anos 1970 e início de 1980.
Paralelamente à exposição, é apresentada a mostra “Pandro Nobã: Caminho de volta”, na Sala Casa, com cerca de 15 trabalhos da produção recente do artista carioca, incluindo obras inéditas. Suas obras revelam um imaginário ao mesmo tempo pessoal e popular, baseado em experiências ligadas à ancestralidade, e à vivência do artista nos terreiros de religiões de matriz afro-brasileira.
___________________________________________________________________________
Museus, educação e pesquisa
O CCBB Educativo – Lugares de Culturas preparou uma programação especial para a 22ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus, educação e pesquisa”. Personagens guiam a visita teatralizada, que conta um pouco da história do prédio do CCBB Rio.
As visitas acontecem no quarto andar onde se encontram as exposições de longa duração: O Banco do Brasil e sua História e Do Sal ao Digital: Dinheiro na coleção Banco do Brasil. A visita conta com intérprete de Libras.
________________________________________________________
📚 Literatura
Feira Literária da Rocinha (Flir)
Começa na sexta-feira (17) a Feira Literária Internacional da Rocinha (Flir). O evento vai ter escritores locais e até de fora do país, além de produtores de outras formas de cultura que vão dar palestras, rodas de conversa e oficinas.
A íntegra da programação está no Instagram do evento.
__________________________________________________________________________
Lançamento ‘Com afeto, Kayin’
No próximo domingo (19), das 9h às 12h, o ator e psicólogo Diogo Almeida lança “Com Afeto, Kayin – Uma Fábula Além do Espectro” (JPM Edições), seu primeiro livro infanto-juvenil, no EcoVilla Ri Happy, no Jardim Botânico.
O livro foi inspirado no trabalho que Diogo desenvolve na Terapia do Cotidiano, abordagem terapêutica dentro do espectro do Autismo, e no feliz encontro que teve com um de seus pacientes, um doce menino que veio de Luanda com sua família.
________________________________________________________
📽Cinema
1ª Mostra de Cinema Haitiano no Brasil
O CCBB Rio de Janeiro recebe a 1ª Mostra de Cinema Haitiano no Brasil e apresenta seis produções de cineastas do Haiti e do Brasil, entre longas, curtas, documentários e animação que tratam de exibir os conflitos sociais que acontecem no país caribenho.
O objetivo da mostra é proporcionar um espaço para diálogo e troca de experiências entre os países. A íntegra da programação está no site.
🗓️Quando? 18 a 26 de maio 📍Onde? CCBB-Rio – Rua Primeiro de Março, 66, Centro💲 Entrada gratuita. Os ingressos: distribuídos na bilheteria física ou no site do CCBB a partir das 9h do dia da sessão.
‘Em cima da terra, embaixo do céu – Os cinemas de Walter Lima Jr.’
Documentários, curtas, médias e longas-metragens do cineasta Walter Lima Jr estão em exibição no espaço Caixa Cultural Rio de Janeiro. Além do projeto “Em cima da terra, embaixo do céu – Os cinemas de Walter Lima Jr.”, a mostra também conta com atividades extras gratuitas (com retirada de ingressos a partir de 30 minutos antes de cada sessão e atividade programada). A íntegra da programação está no site.
🗓️Quando? Até 19 de maio 📍Onde? Caixa Cultural Rio de Janeiro – Rua do Passeio, 38 – Centro 💲 Entrada gratuita. Os ingressos: distribuídos na bilheteria de quinta a sábado, das 13h às 19h, e domingo das 13h às 17h.