O Rio de Janeiro recebe o Festival de Cinema Chinês 2024, evento que exibe, de 4 a 8 de novembro, uma seleção de nove filmes chineses contemporâneos no Cine Odeon e no Kinoplex São Luiz. Com entrada gratuita, a programação inclui sessões em horários especiais e conta com a presença de diretores e atores chineses para debates e interações com o público.
A estreia, marcada para o dia 4 de novembro, apresenta o filme Jornada Sem Fim (San da dui – ???), dirigido por Mo Dai, que estará presente na sessão junto com o ator principal, Zhang Yi. Os dois discutirão a obra com o público após a exibição, proporcionando uma imersão mais profunda na cinematografia chinesa contemporânea.
“O Festival de Cinema Chinês é uma oportunidade que muito nos orgulha, de apresentar ao público brasileiro a riqueza e a diversidade da cinematografia chinesa, fortalecendo laços culturais e o entendimento entre nossos países”, destaca Thomas Law, presidente do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), um dos correalizadores do evento.
O festival é uma realização conjunta da China Film Administration, Embaixada da China no Brasil, Consulado da China no Rio de Janeiro, e conta com o apoio institucional do Ministério da Cultura do Brasil. Para garantir os ingressos, o público deve fazer a reserva pela plataforma Sympla, com atualizações e informações adicionais disponíveis no Instagram do Festival de Cinema Chinês e no site do Ibrachina.