Com a presença de vários artistas independentes, de diversos países do continente africano e do Brasil, será realizado o One Love Áfrika Festival, nesta quinta-feira (16), às 19h30, na Sala Nelson Pereira dos Santos. Trata-se do primeiro festival organizado por africanos residentes no Brasil. A entrada é franca.
Entre os artistas confirmados estão Trevor Gudkid (Gana), Dandy BJ (Benin), New Problem (Angola), Krika OG (Brasil), DJ Talie (Brasil) e Bash (Nigéria). O evento foi idealizado pelo artista e arquiteto Trevor Gudkid, de origem ganense, juntamente com sua equipe e outros artistas africanos residentes em Niterói. O objetivo é aproximar a população brasileira da cultura contemporânea africana.
– O OLÁ Festival é um evento inovador que celebra a rica tapeçaria cultural do Brasil e do continente Africano. No contexto do festival, ÁFRIKA com ‘K’ simboliza a unidade profunda e indestrutível entre os povos da África e da diáspora africana, transcendendo a geografia para abraçar a essência de um povo global. Este conceito reflete uma identidade coletiva poderosa, onde a diversidade das experiências africanas, tanto no continente quanto fora dele, é celebrada como um elo inquebrável de história, ancestralidade, cultura e resistência – afirmou Gudkid.
A Sala Nelson Pereira dos Santos fica no Centro Petrobrás de Cinema, em São Domingos.