Organizada pelo Coletivo Cultural Flores Literárias, evento acontece neste sábado (28) e terá literatura, música, baile e exposições
No sábado (28), o Largo de São Benedito, na Passagem, será palco da 9ª edição da Feira Literária Cabo-friense (FLIC Cabo Frio). Organizado pelo Coletivo Cultural Flores Literárias e coordenado pela escritora Jaqueline Brum, o evento começa às 10h e vai até às 20h, com o tema “É tempo de brincar”. A edição deste ano conta com a parceria do projeto “Arte na Praça”, oferecendo atividades para todas as idades.
A FLIC teve sua primeira edição em 2016. Jaqueline Brum explica que a feira surgiu da necessidade de revitalizar a cena literária de Cabo Frio e tornar a literatura mais acessível. “Cabo Frio é uma cidade histórica, terra de Teixeira e Sousa, o primeiro romancista brasileiro, e merece uma grande festa literária”, afirma Jaqueline.
Uma das maiores conquistas do evento é a antologia poética coletiva, que este ano atingiu um recorde de mais de 50 coautores. Jaqueline destaca a expectativa para essa edição, que promete ser marcada pela diversidade de vozes e histórias compartilhadas. O Largo São Benedito, local do evento, é considerado o berço da cultura cabo-friense.
As atividades começam às 10h, com a abertura feita por Jaqueline Brum e o projeto de musicalização infantil Tia Débora Musical. A programação inclui sessão de desenhos infantis às 10h40, lançamento da animação “O Reino das Palavras Encantadas” e exibição do desenho “O dinossauro Ben”. Às 11h20, o projeto Fábrica de Música traz mais diversão.
No horário de almoço, entre 12h e 14h, acontece o Piquenique Literário com microfone aberto para declamações e apresentações. Às 15h, haverá um painel literário sobre a obra infantil de Vinícius de Moraes. A programação musical inclui o Coral Despertar às 16h, seguido de apresentações artísticas.
A feira também contará com o lançamento da 8ª Antologia Poética, entrega do Troféu Flores Literárias e o Baile das Flores, além de exposições de livros e artes plásticas, com oficinas de cerâmica.