A 9ª edição da Feira do Livro de Resende (FLIR) começa amanhã, dia 15 e vai 18 de junho de 2023, na Área de Exposições de Resende. Com uma programação extensa, a FLIR oferecerá uma experiência cultural enriquecedora para o público de todas as idades e gostos literários. Com acesso gratuito a todos os eventos, o tema principal deste ano é “Literatura e Identidade”, celebrando a rica história e cultura da cidade de Resende. Para complementar, este ano foi escolhido como patrono homenageado o resendense Luiz Pereira Barretto, médico, cirurgião, filósofo, político, cientista, agricultor e jornalista, além de um idealista, humanitário, pioneiro e patriota.
A FLIR será um ponto de encontro para escritores, educadores, artistas e público em geral, destacando a produção artística local e reunindo todos em um só lugar. Espaços temáticos dedicados a diferentes faixas etárias, incluindo crianças, jovens e adultos, irão envolver mais de 300 artistas. O evento contará com mais de 35 expositores, entre editoras, livrarias e sebos, que oferecerão descontos especiais e uma ampla variedade de produtos e serviços.
Além disso, a FLIR contará com o Espaço Educacional, que visa aproximar o setor educacional do mundo da literatura, incentivando a participação do público nessa união. O evento também apresentará diversas palestras, bate-papos e oficinas com temas variados no Auditório Literário. A Caravana da Ciência proporcionará um espaço de educação informal, permitindo que os visitantes tenham contato direto e animado com a ciência.
Os espaços culturais da FLIR oferecem apresentações artísticas associadas à literatura, como música, dança, teatro e saraus no Palco Cultural. A Flirzinha, um ambiente lúdico, oferecerá contações de histórias, encontros com autores e apresentações infantis, com o objetivo de incentivar o hábito de leitura nas crianças. Também haverá o Espaço Hip Hop e diversas exposições para ampliar ainda mais a diversidade cultural presente no evento.
“A FLIR tem como objetivo principal estimular a popularização do livro e a democratização do acesso à literatura, criando um ambiente de trocas, diálogos e aprendizados entre todos os presentes”, afirma a organização.
Por: Redação