Voo está previsto para final deste ano ou início de 2025
A fabricante de aeronaves elétricas Eve apresentou pela primeira vez o protótipo em escala real de seu “táxi voador”, alcançando um marco, já que a empresa pretende que o modelo obtenha certificação e entre em serviço em 2026.
Controlada da Embraer, a Eve lançou o protótipo da aeronave elétrica de decolagem e pouso verticais (eVTOL) em evento com investidores e clientes na instalação industrial da fabricante brasileira de aviões em Gavião Peixoto (SP), no dia 3 de julho.
A empresa faz parte de um grupo de startups em todo o mundo que desenvolvem aeronaves movidas a baterias que podem decolar e pousar verticalmente, sendo voltadas para viagens curtas de passageiros em cidades.
A Eve espera voar o protótipo até o final deste ano ou início de 2025, disse o presidente-executivo da companhia, Johann Bordais, à Reuters no evento, após a empresa iniciar os testes de solo em julho.
O primeiro modelo é equipado com motores elétricos, mas não possui cabine nem piloto. A aeronave final terá capacidade para quatro passageiros e um piloto.