A Força Aérea Brasileira (FAB) já se mobiliza para buscar os brasileiros que estão no Líbano, caso o Brasil inicie as operações de resgate. Segundo apurou a CNN, a aeronave disponibilizada é a mesma enviada para o resgate dos brasileiros que estavam na Faixa de Gaza. Um com capacidade para mais de 230 passageiros.
Fontes da Aeronáutica dizem estar “de prontidão” na hipótese do governo decidir pela retirada dos brasileiros da área de conflito. Caso o KC-30 seja demandado para o operação, a viagem do Brasil para o Líbano pode ser feita sem escalas consideráveis, devido a autonomia da aeronave: 12 horas.
Uma brasileira, ouvida pela CNN, relatou o aumento da tensão vivida no Oriente Médio e a realidade enfrentada pela população da região, que está migrando para áreas não atingidas com o objetivo de se proteger. Sarah Kadri disse que o medo é constante e que já considera retornar ao Brasil.
Levantamento para resgate
A Embaixada do Brasil em Beirute começou a consultar brasileiros que vivem no Líbano sobre o interesse em receber apoio do governo brasileiro para deixar o país do Oriente Médio. A determinação para o início das consultas foi dada pelo chanceler Mauro Vieira, diretamente de Nova Iorque, onde está acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Assembleia Geral da ONU.