Niterói foi classificado como de “risco alto” para ser afetado em casos de eventos climáticos extremos em um documento elaborado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro.
O estudo, elaborado pelo Grupo Temático Temporário para atuação em Saneamento Básico, Desastres Socioambientais e Mudanças do Clima (GTT-Ambiental/MPRJ, criado em março passado), tem por objetivo orientar os 92 municípios do estado “no que diz respeito à composição de suas estruturas de Defesa Civil e respectivas capacidades de resposta, em caso de eventos climáticos extremos”.
O documento classificou como sendo de “risco muito alto” os municípios do Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Petrópolis, São Gonçalo e Teresópolis. Essas localidades, segundo o MPRJ, podem “sofrerem consequências graves em caso de deslizamentos de encostas, enxurradas e inundações ocasionadas pelas chuvas”.
Os municípios classificados com “risco alto”, além de Niterói foram Barra Mansa, Duque de Caxias, Itaperuna, Piraí e Nova Friburgo.
Já Mangaratiba, São João de Meriti e Trajano de Moraes foram classificados como de “risco baixo”. Outras 78 cidades foram classificadas como de “risco muito baixo”.