Coluna desta semana também traz detalhes do novo livro de Boni; fala sobre o lançamento do podcast Carnaval Sem Julgamento; e muito mais!
O Ministério da Cultura autorizou a Anarte Produções e Empreendimentos Artísticos a captar quase R$ 1 milhão, via Lei Rouanet, para montar em 2025 uma exposição sobre a vida e a carreira de Ana Botafogo, uma das maiores bailarinas do Brasil. Batizada de “Legado em Movimento”, a exposição será no Rio de Janeiro e deverá utilizar tecnologia avançada, como realidade virtual, videomapping e aplicativos interativos, para oferecer uma imersão no mundo do ballet.
Além disso, serão realizadas palestras semanais no local da exposição para falar sobre a importância da dança e o legado de Ana, combinando tradição e inovação. A produtora tem até o último dia deste ano para levantar o dinheiro.
Ana Botafogo completou 67 anos no início deste mês. Carioca, ela é a Primeira Bailarina do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (ingressou em 1981 e permanece até hoje). Seus estudos de balé começaram na infância e sua carreira profissional foi iniciada na França, integrando o Ballet de Marseille, de Roland Petit. Já recebeu diversos prêmios e títulos, entre eles o de Embaixadora do Turismo do Rio de Janeiro e membro da Academia Brasileira de Cultura (cadeira 44). A bailarina é presença constante na bancada de jurados do quadro “Dança dos Famosos”, no “Domingão com Huck”, da TV Globo.