O Centro Cultural Correios, no Centro do Rio, recebe a partir desta quarta-feira, 28 de maio, a exposição “Grande Sertão”, da artista visual Graça Craidy, que mergulha no universo do clássico Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. A mostra apresenta 52 obras em óleo, acrílica, aquarela e arte digital, retratando personagens como Riobaldo, Diadorim, Joca Ramiro, Hermógenes e Zé Bebelo, além da fauna e flora do Cerrado.
A abertura será às 16h, com um pocket às 17h30 do ator Gilson de Barros, que encarna Riobaldo em espetáculo dirigido por Amir Haddad. “Comecei com o monólogo ‘Riobaldo’ e, ao longo do tempo, fui incorporando outros textos do romance, como ‘No meio do redemunho’ e ‘O julgamento de Zé Bebelo’”, conta o ator, que foi convidado por Graça para a performance.
A artista gaúcha, de 73 anos, não apenas leu, mas estudou a fundo a obra: participou do curso “Travessia”, com a professora da USP Maria Cecilia Marks, assistiu a montagens teatrais e pesquisou ensaios acadêmicos sobre o livro. “Espero que os visitantes da exposição se encantem com a história nos quadros do meu Grande Sertão particular, expressionista, apaixonado, de cores turvas, ternas e terrosas”, diz Graça Craidy.
As obras ocupam as galerias B e C do espaço, com destaque também para três retratos do próprio Guimarães Rosa, incluindo uma cena em que ele cavalga com vaqueiros pelo sertão. Em outro eixo da mostra, aparecem espécies nativas como o buriti, tamanduá-bandeira, arara, ema e gavião, tudo em arte digital.
A exposição fica em cartaz até 12 de julho, com entrada gratuita, de terça a sábado, das 12h às 19h. No espaço, o público também poderá folhear livros do autor mineiro, disponibilizados pela artista como convite à leitura da obra.