EXPOSIÇÃO “CAMINHO TROPICAL” DA ARTISTA PORTUGUESA BELA SILVA CELEBRA A NATUREZA NO MAC NITERÓI

A primeira exposição monográfica da artista portuguesa Bela Silva no Brasil será aberta no próximo sábado (06), no Museu de Arte Contemporânea – MAC Niterói. A mostra “Caminho Tropical” reúne quatro grandes painéis de azulejos, cada um medindo 4 metros de comprimento por 1,80 metros de altura, além de grande conjunto de esculturas, cerâmicas e desenhos, para uma ode à fauna e flora. Após a temporada, em junho, um dos painéis será instalado no Centro Eco-cultural do Parque Orla de Piratininga.

A temática da natureza, representada no trabalho de Bela Silva, teve também inspiração na literatura brasileira para a criação das obras que compõem “Caminho Tropical”. Os quatro painéis que servem como fios condutores da exposição são compostos, cada um, de 377 azulejos da centenária fábrica portuguesa Viúva Lamego. Os painéis foram pintados na fábrica-atelier, em Sintra, onde Bela Silva tem uma residência artística há mais de 25 anos em parceria com a tradicional fabricante de azulejos portugueses.

“O colorido das obras de Bela Silva nos leva a uma reflexão imprescindível sobre nossa relação com a natureza, retratada aqui com sensibilidade e consciência. O painel doado pela artista e a prestigiada fábrica de azulejos Viúva Lamego para o centro cultural do Parque Orla Piratininga, nos enche de orgulho ao perceber em nossa cidade um diferenciado conjunto de iniciativas com foco na sustentabilidade”, considera o prefeito Axel Grael.

O Diretor Geral do MAC Niterói, Victor De Wolf, destaca que a exposição “Caminho Tropical” contribui para o caráter do museu de promover mostras que apresentam temas em debate na sociedade, integrando assuntos diversos ao campo das artes.

“Buscamos sempre unir a arte contemporânea com os debates da atualidade e Bela nos ajuda nesse caminhar. Ao atravessar o oceano em busca dos caminhos tropicais, a artista nos revela sua visão poética das paisagens naturais que experimenta e vivencia. Esperamos que a/o visitante, a partir das cores que pulsam no rico trabalho da artista, possa desfrutar desta exposição e da sua visita ao Museu”, diz Victor De Wolf.

A exposição “Caminho Tropical” revela a ressonância entre a pintura de Bela Silva e a arquitetura modernista do edifício projetado por Oscar Niemeyer. Para o curador da mostra, Nicolas Martin Ferreira, o entrelaçamento de padrões e cores das obras da artista revela uma alegria comunicativa da pintura, levando o espectador a sentir a admiração infantil de Bela pela natureza que deseja proteger.

Serviço

“Caminho Tropical”, de Bela Silva

De 06/04 a 16/06/2024

Local: MAC Niterói

Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem – Niterói – RJ

Horário: terça a domingo, das 10h às 18h (entrada permitida até 17h30)

Classificação: livre

Valor de ingresso: R$16 reais inteira / R$8 reais meia.

Comments (0)
Add Comment