Uma explosão de gás, seguida de incêndio, no centro da capital francesa provocou dezenas de feridos, entre os quais quatro em estado grave. Uma equipa da SIC está no local.
Ao início da tarde desta quarta-feira, a cidade de Paris (França) foi abalada por uma violenta explosão. Há vários feridos confirmados, entre os quais graves. Para o local foram mobilizadas centenas de operacionais.
Desde logo começaram a ser partilhadas imagens partilhadas nas redes sociais que mostram vários prédios em chamas e uma densa nuvem de fumo.
Há pelo menos 29 feridos, entre os quais quatro em estado crítico, segundo fonte policial, citada pelo Le Figaro. Também há duas pessoas desaparecidas que estão a ser procuradas nos escombros. Esta informação está, porém, em constante atualização.
Para o local foram mobilizados vários meios de emergência e socorro, além da polícia. No total, 230 bombeiros e nove médicos estão no local. Pelas 17:50 o incêndio foi dado como circunscrito.Previous
A autarca do 5.º bairro (arrondissement) de Paris confirmou, em declarações no local à BFMTV, que “houve uma grande explosão e que há estilhaços de vidro em todo o lado”. De referir que por segurança, a governante Florence Berthout teve de interromper a entrevista e abandonar o local.
A estação de metro de Port-Royal foi fechada, nos dois sentidos, pela polícia.
SIC está no local
Guilherme Monteiro, jornalista da SIC em Paris, diz que “ainda se mantém no local um forte dispositivo de bombeiros e autoridades”, cerca de duas horas após o início do incêndio, num momento em que as chamas já foram controladas.
Um dos vários prédios atingidos pelo incêndio é a Paris American Academy, uma escola de moda e design na capital francesa.
“A fachada do prédio que desabou seria de uma escola americana, que estaria temporariamente fechada. Depois desta explosão, o fogo alastrou-se para outros edifícios”, relata Guilherme Monteiro, que conversou com alguns habitantes, que “disseram que sentiram um forte odor a gás”.
Os moradores tiveram de abandonar o local e só poderão regressar quando as autoridades permitem.
O ministro do Interior, Gérald Darmanin, pediu para as pessoas evitarem deslocações para o local.
Um responsável da polícia de Paris revelou, entretanto, que o alerta para um incêndio no interior do edifício que alberga a Paris American Academy foi dado cerca das 16:55 (menos uma hora em Lisboa).
As causas do incidente ainda estão a ser apuradas, mas o procurador do Ministério Público francês avisa que já foi aberta uma investigação para apurar se houve “negligência” ou uma “falha de segurança”.
Por: SIC