Ao completar uma década de existência em 2023, a Iniciativa Cinturão e Rota continua a influenciar o curso dos acontecimentos no Brasil, assim como a antiga Rota da Seda já o fez no passado.
O Núcleo de Estudos Brasil-China da Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio), com o apoio da Embaixada da China, promove o lançamento do livro “A China e a iniciativa cinturão” e rota”, organizado pelos professores Evandro Menezes de Carvalho, Daniel Veras e Pedro Steenhagen. Com contribuições de renomados especialistas de diferentes regiões do Brasil, essa obra representa um marco no amadurecimento dos estudos chineses no país, ao mesmo tempo em que busca democratizar o acesso ao conhecimento e estimular discussões aprofundadas entre atores nacionais.
Ao completar uma década de existência em 2023, a Iniciativa Cinturão e Rota continua a influenciar o curso dos acontecimentos no Brasil, assim como a antiga Rota da Seda já o fez no passado. Embora o Brasil ainda não faça oficialmente parte da iniciativa, a China estabeleceu-se como o principal parceiro comercial e um dos principais investidores do país desde 2009. Além disso, este ano marca o trigésimo aniversário da parceria estratégica sino-brasileira, que evoluiu para uma parceria estratégica global em 2012, fortalecendo a confiança mútua, o conhecimento compartilhado e a expansão das agendas bilaterais e multilaterais entre as duas nações.
O Núcleo de Estudos Brasil-China tem acompanhado o desenvolvimento das relações entre os dois países há vários anos. Sendo a primeira escola de Direito do Brasil a estabelecer um núcleo dedicado a estudos comparativos sobre a China, a FGV Direito Rio destacou-se por antecipar a crescente importância da Nova Rota da Seda para o Brasil e a região latino-americana. Em 2020, lançou o projeto Belt and Road & Brazil (BR&Br), aprofundando ainda mais seu envolvimento nessa área. Assim, este livro, organizado entre 2021 e 2023, representa um esforço conjunto desses especialistas e torna-se uma referência importante nos estudos chineses e na compreensão da Iniciativa Cinturão e Rota.
“Quando nós três começamos a estudar sobre esse país, era comum que as pessoas ao redor ficassem intrigadas e nos perguntassem: Mas por que a China?” Atualmente, questionamentos assim já não são tão comuns, tendo em vista que o país asiático entrou de vez no debate público no Brasil. De qualquer maneira, o fato é que não podemos nos deixar enganar: ainda há muito trabalho a ser feito no contexto da relação sino-brasileira, e um desses esforços deve, necessariamente, perpassar uma maior compreensão de longo prazo acerca da Nova Rota da Seda”, comentam os autores.
Baseado em extensas e dedicadas pesquisas, o livro oferece uma visão abrangente sobre a China e a Iniciativa Cinturão e Rota, enfatizando a relevância desses temas no contexto do Sul global. Com a contribuição de renomados especialistas brasileiros, A China e a iniciativa cinturão e rota busca fortalecer o debate e estimular discussões mais aprofundadas entre os atores nacionais sobre o relacionamento entre Brasil e China. Ao fornecer uma análise atualizada e de qualidade, o livro torna-se uma valiosa fonte de conhecimento para aqueles interessados nos estudos chineses e na dinâmica da BRI.
Por FGV