Prof. Matheus Guimarães – A RETOMADA É MAIS DIFÍCIL!
Se você parou de estudar para dar prioridade a outras áreas da sua vida e acha que será impossível retomar o papiro, você está enganado(a)! Mesmo que essa pausa tenha durado meses ou anos, a sua preparação pode ter seu recomeço. Saiba que esse retorno não será fácil, lembre-se de todo esforço, planejamento e dedicação que precisava para manter sua rotina de estudos saudável e, então, irá recordar o gosto do desafio que é se preparar para um concurso público. Por isso, tenha em mente os seguintes passos para sua volta à jornada de estudos:
1) FATOR PSICOLÓGICO
Num primeiro momento, não pode haver em sua mente qualquer pensamento negativo. Seja a culpa ou pensar que está parado no tempo e sua concorrência está voando. Essas emoções negativas comprometem seu desenvolvimento, gerando cada vez mais ansiedade e frustração. Você interrompeu os estudos! Porém, agora está de volta, e isso é o mais importante! Saiba que com otimismo e positividade o hábito de estudo será mais facilmente introduzido no seu dia a dia. Se apegue a vontade de ter um emprego melhor, a vontade de realizar seu sonho e a vontade de mudar de vida. O propósito forte irá ajudar no longo prazo. Se atente ao fator psicológico!
2) DIREÇÃO
Para quem não sabe aonde quer ir qualquer caminho serve. Tenha um objetivo claro e, a partir daí, trace metas plausíveis. Seu planejamento deve ser contextualizado a sua realidade de vida. Você pode estar em um momento confortável ou parou de estudar sem ter sido aprovado(nesse caso, faca nos dentes sempre!). Em qualquer das opções, direcione sua preparação de forma a conseguir mantê-la no longo prazo. Não seja apressado! Seja realista! Entenda a dificuldade que será enfrentada: além do desafio intelectual, você terá pela frente a rotina de treino para o TAF e a luta contra si para desenvolver o hábito de estudos. Não será fácil, mas será possível ser aprovado no concurso que escolheu! Tenha isso mente na hora de direcionar o seu foco!
3) DEVAGAR E SEMPRE!
É importante saber que sua preparação irá te engrandecer mesmo em caso de reprovação. Durante sua jornada de estudos, você naturalmente irá desenvolver organização, foco e dedicação. Ao longo prazo, sua mentalidade será outra e ao passo que sua rotina muda, muda também sua confiança. Então, mesmo que não perceba grandes avanços sobre o conteúdo programático, a rotina de estudos estará te proporcionando uma série de benefícios. Não tenha pressa! Como diz a sabedoria popular, “ela é inimiga da perfeição”. Leve em consideração os avanços, que serão graduais, e aprecie o processo de amadurecimento. Devagar e sempre! Com o tempo você irá alcançar um nível para ser aprovado não só no seu concurso alvo, mas também em diversos outros concursos.
Os primeiros passos na retomada é sempre mais difícil, mas mantenha-se constante e logo alcançará seu objetivo!
ESTUDAR ATÉ PASSAR!