Prof. Matheus – Tenha em mente essas primeiras impressões!
Sua preparação para o concurso é repleta de dificuldades: desafios, obstáculos e imprevistos. Ter uma reação adequada para cada situação demanda maturidade, o que levará tempo para ser desenvolvida. Por isso, não se cobre tanto quando não souber lidar com alguma situação. Num primeiro momento, você irá sentir o peso das adversidades, e isso irá te levar a desgastes emocionais e, consequentemente, físicos. Mas para que isso não compromete a sua preparação, aprenda com quem já sofreu! Vejam quais estratégias foram usadas para contornar essas situações e aplique-as na sua rotina de estudos. Observe os acertos e veja também como essas pessoas lidavam com os problemas. Extraia o máximo possível. Mas, certamente, os maiores desafios serão os intelectuais, tenha isso em mente. O ‘X’ da questão é ter o conhecimento suficiente que te faça acertar o número de questões necessárias para conquistar a sua vaga. E para isso, aprenda a aprender! Siga essas instruções e aprenda mais rapidamente:
1) Você aprenderá aos poucos
Qualidade não é sinônimo de quantidade! Isso também vale para os estudos. Estudar muitas horas não significa que sua sessão de estudos teve muito proveito. Entenda que para as informações se consolidarem no seu cérebro é preciso tempo e continuidade. Estudar aos poucos, não tudo de uma vez. O conhecimento sobre os assuntos é construído ao londo das sessões de estudos, resolução de exercícios e revisões. Por isso, não tenha pressa, pois você não irá aprender tudo no primeiro contato, mesmo que passe horas estudando. Uma dica prática é elaborar um cronograma de estudos, incluindo dias de estudos, revisões e simulados. Dessa forma, você irá desenvolver bases sólidas para o aprendizado.
2) Menos é mais
É contraintuitivo, mas ao estudar menos, aprendemos mais. Isso se dá, pois ao estudar pequenas partes, direcionamos a atenção em quantidade suportável de conteúdo. Sendo assim, a assimilação do assunto ocorre com melhor fluidez. Passar horas estudando não é estudar se, durante o momento reservado, você faz muitas pausas para ir ao banheiro, mexer no celular ou se perde nos pensamentos paralelos. Estudar distraído não é estudar. O desgaste mental das muitas horas estudando somado ao cansaço físico combate a sua concentração. Por isso, é melhor estudar menos, mas estudar melhor. Dica prática para otimizar os seus estudos: controle a minutagem da sessão de estudo e lembre-se, o seu estudo não é linear. Estudar 2 horas não garante o dobro de resultado de estudar 1 hora. Estude menos, mas com qualidade!
Não tenha pressa! Faça o correto!
ESTUDAR ATÉ PASSAR!