Ministra da Gestão acumulou a função de interina dos Direitos Humanos após a demissão de Silvio Almeida; governo busca substituto definitivo
Esther Dweck, que assumiu interinamente o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), deve realizar sua primeira reunião com os secretários da pasta na tarde desta segunda-feira (9), informa o G1. A ministra, que também chefia o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos desde o início do governo Lula, foi designada para assumir a função após a demissão de Silvio Almeida na última sexta-feira (6).
Silvio Almeida foi afastado do cargo após denúncias de assédio sexual e moral, apresentadas à ONG Me Too Brasil. De acordo com o blog da jornalista Ana Flor, pelo menos quatro dessas denúncias são de assédio sexual. Almeida negou as acusações e solicitou que os casos sejam investigados.
Nesta segunda-feira, Esther Dweck terá uma agenda intensa, começando pela manhã com compromissos no Ministério da Gestão. Na parte da tarde, ela acompanhará o presidente Lula na sanção da lei que estabelece regras nacionais para concursos públicos, antes de conduzir sua primeira reunião como ministra interina dos Direitos Humanos.
O MDHC conta com cinco secretarias principais: Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Direitos da Pessoa com Deficiência, Direitos da Pessoa Idosa, Direitos da Criança e do Adolescente, e Direitos das Pessoas LGBTQIA+.
Por : 247