Monumento na Praça Luís de Camões receberá limpeza e reparos para as festividades do dia 20 de janeiro.
estátua de São Sebastião, localizada na Praça Luís de Camões, na Glória, será restaurada pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos. A obra, de autoria de Dante Croce, foi instalada em 1965 em homenagem ao padroeiro da cidade.
A escultura, que mede 13 metros de altura, será limpa com uma lavadora de baixa pressão para evitar desgaste. Um andaime será utilizado para que os restauradores alcancem todos os pontos do monumento.
“Nossa equipe de monumentos vai deixar a estátua do nosso padroeiro impecável para o seu dia. Com todo o cuidado, faremos a limpeza, com um maquinário especial para isso e sem produtos químicos”, afirmou o secretário Diego Vaz.
A Comlurb também participará da ação, realizando a manutenção do gramado e a limpeza da praça.
“Como diz a poesia do Mestre Moacyr Luz: ‘o teu corpo inteiro precisa se regenerar, tirando as flechas do seu padroeiro’. Com essa restauração do São Sebastião, a Prefeitura do Rio segue dando luz à história da cidade e preservando seus monumentos”, disse Vaz.
Curiosidades sobre a estátua:
Em 1965, a estátua não ficou pronta a tempo da inauguração, em 20 de janeiro. Uma réplica em gesso foi utilizada na cerimônia e hoje se encontra no Museu Histórico da Cidade.
A inauguração oficial ocorreu em 21 de agosto de 1965, com missa campal cancelada devido à forte chuva.
Em 1996, a escultura foi cercada para evitar atos de vandalismo.
A restauração da estátua de São Sebastião é uma homenagem ao padroeiro da cidade e um presente para cariocas e turistas que visitam a Praça Luís de Camões.