Já estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para o preenchimento de vagas remanescentes para os cursos de Especialização para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Serão oferecidas 73 vagas para cursos como Estudos Linguísticos e Literários, Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-brasileiras, Informática Aplicada à Educação dentre outros. O prazo de inscrição termina em 28 de fevereiro.
– O curso tem sido muito proveitoso pra minha carreira acadêmica e profissional. O corpo docente é muito capacitado e preparado, o que traz uma expectativa muito motivante para meu desenvolvimento de uma forma geral. O conteúdo é bastante atualizado e contextualizado com o tema proposto. Desde o início, tenho aprendido e adquirido novas formas e ferramentas para uma execução mais proveitosa da minha prática docente. A empolgação gerada como aluno tem transbordado na minha sala de aula como professor – afirma o professor Rafael Thomaz, que faz o Curso de Especialização em Educação e Novas Tecnologias – Campus Niterói.
O acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC-RJ) visa selecionar Professores Efetivos Regentes de carreira da SEEDUC-RJ para ingresso nas vagas remanescentes dos cursos de especialização do IFRJ. Os cursos têm prazo de conclusão de 18 (dezoito) meses, que poderá ser prorrogado, a critério do colegiado do curso, por até 6 (seis) meses, e envolvem o desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), no formato definido no Projeto Pedagógico de cada curso.
– Os professores são muito criativos e inovadores. Tenho a liberdade de fazer um trabalho de conclusão de curso, baseado na Literatura e Educação na informática. Isso me propicia a refletir sobre a atualidade que estamos vivendo na base de tecnologia educacional. Gostaria muito de atuar em uma área que tenha um aproveitamento melhor deste curso e contribuir sobre temas sobre IA e tecnologias educacionais – declarou a professora Luciana Borges, que está fazendo o Curso de Especialização em Informática Aplicada à Educação no Campus São João de Meriti.
As informações específicas de cada curso, tais como linhas e projetos associados, corpo docente, estrutura curricular e carga horária, local constam no site oficial do IFRJ.