ESTADO FIRMA PARCERIA PARA AMPLIAR O ACESSO AO PARADESPORTO NO RIO DE JANEIRO

O Governo do Estado, por meio da Suderj, firmou uma importante parceria com o Instituto Benjamin Constant (IBC), na terça-feira (07). A iniciativa permitirá a ampliação do número de alunos da instituição atendidos em diferentes modalidades esportivas como o atletismo, futebol de cegos, judô, goalball e natação. A novidade será realizada por meio do projeto “Florescer pelo Esporte”, iniciativa da Suderj que prevê a criação de 15 núcleos de educação física, atendendo a 900 pessoas com deficiência no estado, sendo 120 contemplados no IBC.

– Ao apoiarmos esse projeto, a prática esportiva se torna mais inclusiva e acessível. Além disso, contribuímos para formação de cidadãos com deficiência com mais autonomia e qualidade de vida – pontuou o governador Cláudio Castro.

Do total de núcleos, cinco serão direcionados ao IBC, e a remuneração dos professores será viabilizada por meio de um convênio com recursos do Governo do Estado.

– Essa ação reafirma o compromisso do Governo do Estado com a inclusão e o incentivo à prática esportiva, reforçando a importância do esporte como um direito e oportunidade de transformação na vida das pessoas com deficiência– destacou Marcos Santos, presidente da Suderj.

O projeto busca atender tanto iniciantes no paradesporto quanto atletas experientes que necessitam de treinamento especializado para continuar evoluindo em suas modalidades.

– O IBC e a Suderj estarão focados em incentivar a inclusão, garantindo que essas pessoas tenham acesso à prática esportiva, de acordo com suas possibilidades. Juntos, formaremos novos atletas e cidadãos. Meu agradecimento ao Governo do Estado por essa importante parceria – disse o diretor do IBC, Mauro Conceição.

As atividades acontecerão no próprio instituto e serão realizadas no contraturno escolar, proporcionando aos estudantes novas oportunidades de inclusão e desenvolvimento. Com a nova parceria, a expectativa é utilizar o esporte como ferramenta de socialização, promoção da qualidade de vida e desenvolvimento humano.

Comments (0)
Add Comment