O Rio de Janeiro produziu, no mês de abril, 725 mil toneladas de aço bruto, registrando um crescimento de 21,9% em relação à produção de abril do ano passado. O estado foi responsável por 27,6% da produção nacional de aço no mês. De janeiro a abril, o Rio de Janeiro acumula 3 milhões de toneladas, o que significa uma alta de 7,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Esses dados são do Instituto Aço Brasil, que representa as empresas brasileiras produtoras de aço.
– O setor siderúrgico é um pilar importante para o desenvolvimento do nosso estado. Gera um volume expressivo de empregos e renda, e impulsiona outros segmentos da economia. O crescimento da produção fluminense de aço revela a confiança do mercado no ambiente de negócios que estabelecemos, com estabilidade, diálogo e compromisso com quem investe e produz no Rio de Janeiro – afirmou o governador Cláudio Castro.
Em 2024, o Rio de Janeiro produziu 8,8 milhões de toneladas de aço, registrando um crescimento de 2,4% em relação a 2023. Com isso, o estado se consolidou como o segundo maior produtor do país, respondendo por 26,2% da produção nacional – atrás apenas de Minas Gerais.
Segundo o Instituto Aço Brasil, a produção nacional de aço bruto alcançou 2,6 milhões de toneladas em abril. No acumulado de 2024, o volume produzido chega a 10,9 milhões de toneladas.