Duas das imagens mostram elementos do modelo da Luna-25 contra o fundo da Terra e da Lua, enquanto a terceira foto mostra o emblema da missão e o recipiente do braço robótico
Sputnik Brasil – A estação, lançada na sexta-feira (11), e com chegada à Lua planejada em uma semana, enviou os primeiros resultados de seu trabalho, relatou o Instituto de Pesquisa Espacial da Academia de Ciências da Rússia.
A estação interplanetária russa Luna-25, que segue seu voo para a Lua, transmitiu nesta segunda-feira (14) as primeiras imagens do espaço, que foram publicadas pelo Instituto de Pesquisa Espacial (IKI, na sigla em russo) da Academia de Ciências da Rússia.
“No Instituto de Pesquisa Espacial da Academia de Ciências da Rússia foi concluída a análise expressa de dados de telemetria e a medição de instrumentos científicos a bordo da estação automática Luna-25, realizada em 13 de agosto de 2023 em duas sessões das primeiras conexões a uma distância de cerca de 310.000 quilômetrosda Terra”, revelou o comunicado.
“As primeiras imagens do espaço foram recebidas pelas câmeras de televisão a bordo da STS-L”, continuou ele. O IKI explicou que duas das imagens mostram elementos do modelo da Luna-25 contra o fundo da Terra e da Lua, enquanto a terceira foto mostra o emblema da missão e o recipiente do braço robótico.
O instituto notou que todos os instrumentos da espaçonave mostraram “funcionar na perfeição” para a pesquisa lunar, o mesmo acontecendo com os nós e as unidades analógicos e digitais.
O foguete Soyuz 2.1b, com a primeira estação lunar russa Luna-25 em quase 50 anos, foi lançado na sexta-feira (11) do cosmódromo Vostochny às 02h11, horário local (12h11, no horário de Brasilia). A Luna-25 deve ser a primeira estação a fazer um pouso suave na área do Polo Sul da Lua, onde há um terreno complexo, com previsão para a próxima segunda-feira (21). O principal objetivo é realizar estudos de contato do solo lunar para detectar a presença de gelo.