ESPIÃO RUSSO QUE SE PASSAVA POR DIPLOMATA DEIXA O BRASIL

A Abin descobriu um espião russo que atuava no Brasil se passando por integrante do corpo diplomático da embaixada de seu país em Brasília

Um espião russo, que se passava por diplomata, teve que deixar o Brasil após a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) descobrir sua verdadeira identidade e intenção. Ele atuava para cooptar brasileiros como informantes.

Serguei Alexandrovitch Chumilov deixou o Brasil após o setor de contrainteligência da Abin identificá-lo como espião de um dos serviços russos de inteligência. A atividade dele foi confirmada por funcionários do Ministério das Relações Exteriores e de outras áreas do governo brasileiro. O caso foi revelado pela Folha de S. Paulo.

Chumilov entrou no Brasil em 2018, segundo o Itamaraty, para desempenhar a função de primeiro-secretário na Embaixada da Rússia em Brasília. Também se identificava como representante da Casa Russa no Brasil (Russky Dom), ligada à agência federal russa Rossotrudnichestvo.

A Rossotrudnichestvo é a agência para “assuntos de colaboração com a comunidade de Estados independentes, compatriotas no estrangeiro e cooperação humanitária internacional”. Ela é ligada ao Ministério de Assuntos Exteriores da Rússia. A pasta é comandada por Serguei Lavrov, que esteve no Brasil e se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em fevereiro.

Comments (0)
Add Comment