Como criar crianças livres para serem o que quiserem? Este é o tema abordado na peça “POR QUÊ???”, que estará em cartaz aos sábados e domingos, de 5 a 27 de abril, às 11h, na sala Tom Jobim do teatro Eco Villa Rihappy, dentro do Jardim Botânico. Livremente inspirada no livro “Para Educar Crianças Feministas – um manifesto”, da autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, o texto apresenta Chizalum, Nora e Tomás, duas meninas e um menino cheios de questionamentos sobre comportamentos impostos pela cultura. A autora Diana Herzog, que também é responsável pela direção do espetáculo, elaborou o roteiro a partir de depoimentos de diversas crianças e das atrizes e atores presentes durante o processo de ensaio. A orientação dramatúrgica fica por conta de Renata Mizrahi.
Por que tem coisa que um pode e o outro não? Por que super-herói é coisa de menino? Por que meninas são tratadas como bonecas? Por que homem não chora? A partir de questionamentos como esses, o texto de Herzog provoca e convida o público a embarcar na busca de uma existência livre e igualitária, de forma sensível e bem-humorada. As três crianças protagonistas partem em uma jornada fantástica, atrás de uma carta voadora e, durante a aventura, descobrem a importância das suas forças e fragilidades.
“O capitalismo e a necessidade de vender tornaram as ‘caixas’ do que é ‘de menino’ e do que é ‘de menina’ mais delimitadas que nunca, porém, a maioria das crianças não se enquadra nessas caixas, no que é imposto de cima para baixo. O objetivo dessa peça é levar representatividade a essas crianças e mostrar que tudo que elas têm de diferente é, justamente, o que elas têm de riqueza. A natureza individual de uma criança não pode ser reprimida por preconceitos reproduzidos social e culturalmente”, explica Diana.
“POR QUÊ???” retorna aos palcos cariocas sete anos após sua estreia, porém com algumas mudanças. Entre elas a troca de um cenário por uma caixa preta como pano de fundo e a interação de dois kurokos, ajudantes análogos aos contrarregras inteiramente vestidos de preto, inspirados no tradicional teatro japonês, que compõem as cenas.Além das atrizes Jessica Lamana, Joana Lerner e do ator Jorge Neves, o espetáculo também conta com a atriz convidada Cátia Pinto.
A peça “POR QUÊ???”serviu de inspiração para a elaboração de um livro homônimo, lançado em 2023 pela editora Mauad Mirim, que traz as aventuras de três crianças cheias de questionamentos que iniciam uma jornada fantástica na qual descobrirão a importância de suas forças e fragilidades. Repleto de ilustrações e numa narrativa envolvente, o livro, escrito por Diana Herzog e ilustrado por Ana Cardoso, celebra a riqueza que há na diversidade inerente aos seres humanos eincentiva a liberdade, a igualdade e a superação de estereótipos. A publicação será vendida no hall do teatro e ao final de cada apresentação da peça será sorteado um exemplar entre a plateia.
“Em 2018, nós fizemos esse espetáculo porque eu e a Joana Lerner tínhamos filhos bebês e queríamos fazer teatro para eles, mas um teatro que trouxesse a possibilidade de um mundo melhor. E por isso, acabou sendo a primeira peça de muitos bebês. E hoje todos eles, assim como nossos filhos, cresceram e poderão rever a peça com outro olhar. É muita emoção poder compartilhar essa historia sete anos depois com crianças em torno de 6, 7, 8 e 9 anos e refletir sobre temas que propõem justamente esse diálogo entre gerações”, finaliza Diana.