Mariza Silva Souza
A história do Pitbull começou na Inglaterra, Irlanda e Escócia no século XIX. Lá, Buldogues e Terriers foram cruzados com o objetivo de combinar as características de ambos. Cães atléticos surgiram com a ferocidade dos Terriers e a força dos Buldogues.
Pitbull, conhecido como American Pit Bull Terrier (APBT), é extremamente carinhoso, leal e inteligente. No entanto, por muito tempo teve sua imagem atrelada a um comportamento rude e agressivo. Ao contrário do que muitos pensam, esse cãozinho é muito dócil, principalmente quando falamos das crianças.
Quando essa raça é devidamente treinada, pode ser uma animal de estimação leal e amoroso.A maneira que falavam sobre a raça Pitbull contribuiu para um mal entendido.
Sempre leal à sua família, mas com estranhos e outros animais de médio e pequeno porte pode se tornar extremamente defensivo.
Ele não late muito, e quando late é para alertar o tutor ou a família de que algo está errado ou que um estranho está se aproximando da casa ou dos moradores
Os músculos dele são bastante aparentes e precisam de alimentação especial para permanecerem saudáveis. Por esse motivo, ele se torna um pet extremamente ativo com alta necessidade de passeios, brincadeiras e exercícios físicos.
Como em qualquer raça de cachorro, o treinamento correto é obrigatório. Portanto, o treinamento de obediência é essencial para seu cão Pelagem curta e assim não acumula muita sujeira. Um banho por semana é mais que suficiente. Use um bom shampoo, não esquecer de escovar os dentes para evitar doenças bucais.
Devido a sua energia não é adequado mantê-lo em apartamento. Impedir ele de se exercitar o suficiente, ele se tornará destrutivo e desenvolverá comportamentos indesejáveis.
Se o cão nunca foi devidamente socializado é mais agressivo. Um cão que está acorrentado e sozinho é mais propenso a agressões.
Quando filhotes devem ser criados com amor e respeito.