As escolas da rede estadual do Rio de Janeiro serão utilizadas como pontos de apoio e abrigo em caso de chuvas fortes. A medida faz parte do Plano de Contingências para as Chuvas Intensas 2025, elaborado pelo Governo do Estado.
As 1.233 unidades de ensino da rede ficarão de prontidão para receber moradores, desabrigados e donativos, além de servir como base para as forças de segurança. A iniciativa visa garantir a segurança da população e da comunidade escolar em situações de emergência.
“Além da importância pedagógica, a escola sempre foi e sempre será vista como um local de acolhimento. Nossas portas são sinônimo de receptividade e de segurança e em um eventual caso de emergência não será diferente”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
O governador Cláudio Castro anunciou investimentos de R$ 8 bilhões em ações para prevenir e mitigar os desastres causados pelas chuvas de verão. O plano envolve diversas secretarias e órgãos estaduais, além de concessionárias de serviços públicos.
Experiência em situações de emergência
No ano passado, as escolas estaduais também serviram como pontos de apoio durante as fortes chuvas que atingiram o estado. Em Petrópolis, na Região Serrana, e em outros municípios, as unidades receberam desabrigados, donativos e abrigaram equipes de resgate.
Servidores da Secretaria de Educação auxiliaram na organização e distribuição de donativos, e o programa Seeduc + Perto, que oferece serviços à comunidade escolar, também foi utilizado para ajudar as vítimas das chuvas.