EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL DA BAIXADA FICAM ENTRE AS MELHORES DO MUNDO EM COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE ROBÓTICA

Estudantes da rede estadual da Baixada conquistam medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática na Coreia do Sul

Equipes de robótica de duas escolas estaduais da Baixada Fluminense conquistaram ouro, prata e bronze no campeonato mundial, o Roboworld Cup Fira 2024, realizado no Maranhão. A Rex Tech foi a grande campeã do torneio Missão Impossível e também ficou em segundo lugar na disputa Cabo de Guerra, ambas até 14 anos. Já o Spartan Team ficou com o terceiro lugar geral na competição Missão Impossível, para alunos até 19 anos.

– É um momento muito especial para nossa rede, de muito orgulho. A robótica não utiliza somente as ciências exatas. Ela trabalha também essa capacidade de criação, toda essa questão cognitiva de atenção, de fazer, de acontecer, de dar certo. Esse cenário é muito mais do que um quadro futurista. Ele é inspirador. Estamos muito felizes e parabenizo todos esses alunos maravilhosos – afirmou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

Com idades entre 14 e 18 anos, os estudantes Bernardo da Silva Amorim, Tainá Escarcelli de Souza Braga, Robson José Pereira Costa de Souza e Grazielle Cardoso Fernandes da Costa representaram o Spartan Team, do Colégio Estadual Bernardino Mello Junior, em Nova Iguaçu. Já os alunos Isis Lessa Peres e Luiz Miguel Rodrigues Nascimento, da 1ª série do Ensino Médio; Jhennyfer Benfica Marinho e Edson Vieira Medeiros Neto, do 9º ano do Ensino Fundamental; e Caio Luiz de Oliveira Silva, da 3ª série do Ensino Médio, formaram a Rex Tech, do Colégio Estadual Maria Justiniano Fernandes, também de Nova Iguaçu.

– Com o ensino da robótica, a escola me proporcionou várias aberturas, melhorou meu aprendizado e despertou o interesse nas disciplinas. A robótica me fez perceber um mundo novo, e nossa equipe virou uma família – disse Bernardo Amorim.

O Fira Mundial, Roboworld Cup Fira 2024, é uma competição internacional de robótica que ocorre anualmente, reunindo estudantes de diversas partes do mundo para demonstrar suas habilidades e soluções inovadoras no campo da tecnologia. A iniciativa está em sua 29ª edição e busca promover a inclusão e o desenvolvimento tecnológico, dando ampla visibilidade às descobertas e às realizações do Maranhão neste segmento.

Robótica educacional

As aulas de robótica incentivam o trabalho em equipe, a cooperação, o planejamento, a pesquisa e a tomada de decisões, além de promover o diálogo e o respeito a diferentes opiniões. Também trabalham a interdisciplinaridade, com conceitos de diversas áreas, como linguagem, matemática, física, eletricidade, eletrônica, mecânica, arquitetura, ciências, história, geografia e artes.

A Seeduc parabeniza o Spartan Team e a Rex Tech pelo desempenho inspirador. Um grande exemplo que trará excelentes resultados para toda a rede estadual de ensino

Comments (0)
Add Comment