“ENTRE MONTES BRANCOS E ESPELHOS D’ÁGUA” NO SESC NITERÓI

Selecionada pelo edital SESC Pulsar 2022, exposição fotográfica contrasta passado e presente de Cabo Frio através das lentes de Wolney Teixeira e Bea Martins, tendo a exploração do sal na região como elo histórico

No dia 22 de julho, a galeria de arte do Sesc Niterói, no Centro, inaugura a exposição “Entre montes brancos e espelhos d’água”, que reúne fotografias da artista Bea Martins e do renomado fotógrafo Wolney Teixeira (1912-1983).  A mostra estabelece um diálogo íntimo entre passado e presente através das lentes e do tema central: a cidade de Cabo Frio (RJ). A visitação gratuita acontece até 21 de outubro, de terça a sábado, das 10h às 16h.

Enquanto Bea nasceu e cresceu na Cabo Frio dos anos 1990, Wolney iniciou sua carreira fotográfica na mesma região em 1930. Embora décadas separem suas obras, uma conexão profunda é estabelecida por meio do sal, elemento crucial na vida econômica da comunidade cabo-friense.

Wolney Teixeira retratou a próspera cidade de Cabo Frio por mais de 40 anos, capturando seu crescimento e desenvolvimento impulsionados pela indústria de exploração do sal. Em contrapartida, as fotografias de Bea Martins refletem o abandono e a incerteza sobre o futuro. Suas imagens revelam o que sobrou da Companhia Nacional de Álcalis, empresa criada durante o Estado Novo que atraiu trabalhadores para a região entre Cabo Frio e Arraial do Cabo. A Companhia permanece no mesmo lugar como um fantasma, com seus espaços vazios repletos de móveis e documentos espalhados. Bea registra com precisão e simbolismo o presente cercado pela sombra de uma prosperidade passada, que ainda pode ser vislumbrada nas estradas ao testemunhar a extração lenta do sal do mar.

A curadoria da exposição fica a cargo de Julia Baker, pesquisadora e curadora independente que pensou no projeto a partir de investigações sobre Bea Martins e sua relação com sua cidade natal. Para a exposição, ela entrou em contato com o vasto acervo de Wolney Teixeira, que se encontra sob a cuidadosa guarda de seu filho, o também fotógrafo Warley Sobroza. São mais de 5 mil fotografias que retratam personagens, festas típicas, encontros familiares e a vida da região dos Lagos nas décadas de 1940 e 1950. Para criar um elo com os registros de Bea, Baker focou sua seleção nas imagens em que a relação com o sal pudesse ser claramente percebida. Além disso, Bea Martins incorpora o sal em seu próprio processo fotográfico, realizando impressões analógicas através de uma produção especial. Antes de fixar as imagens com nitrato de prata, a artista mergulha o papel fotográfico em cloreto de sódio, resultando em revelações únicas.

“A exposição não apenas aproxima o público de outras histórias sobre Cabo Frio, mas também desafia a visão comum de que a região é apenas um destino de praia e férias no litoral fluminense”, afirma Julia. “É uma oportunidade única de observar a cidade a partir de recortes fotográficos, unindo passado e presente através das atividades econômicas que moldaram sua identidade. Enquanto Wolney retrata a prosperidade, Bea nos mostra o que restou desse sonho”, finaliza.

“Entre montes brancos e espelhos d’água” foi selecionada no edital Sesc Pulsar 2022.

Serviço:

Exposição “Entre montes brancos e espelhos d’água”

Onde: Sesc Niterói (galeria de arte)

Quando: 22 de julho a 21 de outubro de 2023

Visitação: de terça a sábado, das 10h às 16h

Endereço:  Rua Padre Anchieta, 56 – São Domingos – Niterói – RJ

Ingresso: gratuito

Indicação etária: livre

Comments (0)
Add Comment