As empresas de Petrópolis atingidas pelas fortes chuvas de 2022 terão mais 12 meses para pagar parcelas de empréstimos junto à Agência de Fomentos do Estado do Rio de Janeiro – AgeRio. A nova ampliação do prazo, assinada pelo governador Cláudio Castro, foi publicada no Diário Oficial do Estado, na quinta-feira (25/04). Esta é a segunda vez que o estado amplia o prazo para início do pagamento dos empréstimos à AgeRio. A primeira ampliação entrou em vigor em abril do ano passado com base no Projeto de Lei (272/2023), de autoria do então deputado, Bernardo Rossi – hoje secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade. A Lei beneficia mais de 3.300 empresas que receberam apoio do Estado após os temporais que assolaram o município de Petrópolis.
– Nós sabemos a dificuldade gerada pela pandemia, logo em seguida aconteceu aquela grande tragédia que prejudicou os comerciantes de Petrópolis. O Bernardo na época, já meu subsecretário, lutou muito para que nós concedêssemos os empréstimos da AgeRio e depois pela prorrogação, mas ainda hoje a gente sabe que os empresários enfrentam muitas dificuldades pra pagar, então publicamos no DO a prorrogação por mais um ano pra que os empresários possam começar a fazer os pagamentos. Importante lembrar que não existe incidência de juros – destaca o governador Cláudio Castro.
Bernardo Rossi agradece a extensão do auxílio concedido.
– O governo do Estado está hoje subsidiando esses juros, ou seja, pagando esses juros para que as empresas possam se recuperar. Sabemos que a cidade ainda vive um momento de recuperação econômica. Este fôlego é importante para que os empresários e empreendedores de Petrópolis mantenham os empregos e para que a economia da cidade volte girar – destaca Bernardo Rossi.
Ao todo foram R$ 207 milhões investidos, em auxilio a 3.300 empresas responsáveis por cerca de 15 mil empregos diretos na cidade.