EMISSÁRIO DE TRUMP PARA O ORIENTE MÉDIO SE ENCONTRA COM NETANYAHU EM MEIO A DISCUSSÕES SOBRE CESSAR-FOGO

Está em curso uma tentativa de acordo entre Israel e Hamas antes da posse de Trump no dia 20 de janeiro

O enviado do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, para o Oriente Médio, Steve Witkoff, se encontrou com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu no sábado (11), em meio a uma pressão para garantir um cessar-fogo em Gaza, disse o gabinete de Netanyahu.

Após a reunião, Netanyahu enviou uma delegação de alto nível que incluía o chefe da agência de inteligência israelense Mossad ao Catar para “avançar” nas negociações para devolver os reféns mantidos pelo Hamas em Gaza, disse uma declaração do gabinete de Netanyahu.

Mais cedo no sábado, uma autoridade israelense disse que algum progresso havia sido feito nas negociações indiretas entre Israel e o Hamas, mediadas pelo Egito, Catar e Estados Unidos, para chegar a um acordo em Gaza.

Os mediadores estão fazendo esforços renovados para chegar a um acordo para interromper os combates em Gaza e libertar os reféns israelenses restantes mantidos lá antes que Trump tome posse em 20 de janeiro. Um acordo também envolveria a libertação de alguns prisioneiros palestinos mantidos em prisões israelenses.

Witkoff chegou a Doha na sexta-feira e se encontrou com o primeiro-ministro do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, disse o Ministério das Relações Exteriores do Catar.

Mediadores egípcios e do Catar receberam garantias de Witkoff de que os EUA continuariam a trabalhar em direção a um acordo justo para acabar com a guerra em breve, disseram fontes de segurança egípcias, embora ele não tenha dado detalhes.

Por Brasil 247

Comments (0)
Add Comment