O agressor foi ferido e preso, disse o Exército libanês; o incidente continua sob investigação
Um homem armado abriu fogo contra a Embaixada dos Estados Unidos no Líbano na manhã desta 4ª feira (5.jun.2024). Agentes de segurança no local conseguiram reagir e feriram o atirador com um disparo no estômago, segundo a Reuters.
Em comunicado, autoridades do país informaram que o cidadão, de nacionalidade síria, foi detido e transferido a um hospital para tratamento. A situação continua sob investigação para apurar as circunstâncias do incidente.
A embaixada, por meio de nota, disse que foram relatados disparos de armas de pequeno porte na entrada. As instalações e os funcionários estavam seguros. O espaço permanecerá fechado ao púbico durante o resto desta 4ª feira (5.jun).
A Embaixada dos EUA no Líbano fica em Awkar, ao norte de Beirute, numa zona considerada altamente segura, com vários postos de controle. O Líbano, no entanto, tem sido palco de conflitos entre Hezbollah, apoiado pelo Irã, e Israel desde outubro de 2023, paralelamente à guerra em Gaza.
Dezenas de milhares de pessoas em ambos os lados da fronteira Israel-Líbano já foram deslocadas devido receio de que a guerra se aprofunde.