Vice-governador se reuniu com diretores e executivos da MM, empresa municipal líder no setor de engenharia italiana e apresenta o modelo de concessão fluminense
Durante visita à MM, operadora pública de água de Milão, o vice-governador e secretário do Ambiente, Thiago Pampolha, discutiu iniciativas para acelerar o processo de universalização do saneamento com diretores e especialistas em gestão dos serviços de água e esgoto da empresa italiana. Na reunião, que aconteceu na quarta-feira (06/09), foram apresentadas as ações implementadas pelo Governo do Estado, com foco na concessão do saneamento.
– Trocamos importantes ideias sobre abastecimento de água, esgotamento sanitário e limpeza urbana. Nosso trabalho com a MM continua, e vamos marcar uma reunião de trabalho ainda este ano, no Brasil. Apresentamos a concessão dos serviços de saneamento. O Estado do Rio foi um dos pioneiros ao utilizar as ferramentas do Novo Marco Legal do Saneamento na sua modelagem. E o êxito do projeto já é visível. A iniciativa vem servindo de exemplo para outros estados e já recebeu reconhecimento por meio de premiações concedidas por órgãos como a B3 e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ressaltou Thiago Pampolha.
Acompanhado do presidente da Cedae, Aguinaldo Ballon, o vice-governador e secretário do Ambiente visitou uma estação de tratamento da MM e conheceu as técnicas realizadas em todo o processo da instituição, desde a captação da água e o tratamento até o controle da qualidade e a distribuição aos usuários. A empresa também é responsável pela coleta residual na rede de esgoto, a purificação nas usinas que atendem à cidade de Milão e a devolução do recurso hídrico ao meio ambiente.
– A reunião com a MM foi muito proveitosa, e pudemos aprender um pouco mais sobre o sistema de captação e tratamento de água e como implementar os projetos da empresa no nosso estado, principalmente para enfrentar problemas climáticos, como inundações, que afetam as redes de esgoto e as unidades de tratamento. Além disso, a queima do lodo de forma sustentável, que é transformado em barro e enviado para a agricultura e a indústria de cimento – afirmou o presidente da Cedae.
Garantia da qualidade dos serviços concessionados
Na reunião, o vice-governador explicou também que, para fiscalizar a atuação das concessionárias, o Governo do Estado formou quatro comitês de monitoramento dos serviços de saneamento. O objetivo é garantir a execução das metas de qualidade e cobertura dos serviços. Até 2033, as concessionárias terão que atender 99% da população com rede de água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto.
Os novos serviços têm beneficiado mais de 13 milhões de cidadãos, com investimentos das três concessionárias (Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento), que somam mais de R$ 1,5 bilhão. Os resultados são a remoção de mais de 2 mil toneladas de resíduos, água encanada para mais de 300 mil pessoas, reforma de elevatórias, implantação de redes de água, inauguração de nova Estação de Tratamento de Água e o compromisso de despoluir a Baía da Guanabara.
O subsecretário de Comunicação Social, Igor Marques, e subsecretário-executivo da Secretaria do Ambiente, José Ricardo, também estiveram na unidade de tratamento.