Em Niterói, será mais fácil para mulheres que utilizam serviços de transporte por aplicativo escolherem serem atendidas por outras mulheres. Também vai permitir que as motoristas optem por transportar mulheres.
Esse é o tema do Projeto de Lei 64/2025 aprovado em segunda e última discussão, na terça-feira (1) pela Câmara Municipal. Na prática, o que o PL de autoria do vereador Anderson Pipico (PT), propõe é que as empresas de transporte por aplicativo cadastradas no município acrescentem funcionalidades em suas plataformas para permitir as escolhas pelas mulheres. O projeto de lei recebeu 19 votos a favor e um contra, dado pelo vereador Douglas Gomes (PL).
– A lei aprovada visa passar mais tranquilidade e a sensação de segurança para as passageiras dos carros de aplicativo. Por tabela, pode vir a abrir mais oportunidades no mercado de trabalho para as motoristas mulheres, que vão se sentir mais seguras ao aceitarem corridas – afirmou Pipico.
Citando dados de pesquisas realizadas por aplicativos de mobilidade, ele informou que quase 48% das motoristas mulheres de transporte por aplicativos já relataram terem sido vítimas de assédio enquanto realizavam suas atividades. Agora, o PL segue para sanção ou veto do prefeito Rodrigo Neves. Se for sancionado, ainda deverá ser regulamentado.