Presidente da Câmara se irritou com plateia em Alagoas, berço político do congressista; Lira já havia sido vaiado na 5ª feira em evento com o governo
“Eu duvido que um morador que vai ser atendido por essas casas esteja vaiando hoje. Isso é uma falta de respeito”, gritou Lira durante entrega de unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se irritou ao ser vaiado nesta 6ª feira (10.mai.2024) e chamou a atenção da plateia durante evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para entregar unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida em Maceió, capital de Alagoas e berço político de Lira.
Ele falava sobre seu pai, Benedito de Lira, ex-senador por Alagoas e atual prefeito de Barra de São Miguel, quando se exaltou com as vaias. “Eu duvido que um morador que vai ser atendido por essas casas esteja vaiando hoje. Isso é uma falta de respeito”, falou o presidente da Câmara. Depois da subida de tom, Lula caminhou até o lado do congressista e acompanhou o restante do discurso até o fim.
A atitude do público incomodou o petista. Ele saiu em defesa do presidente da Câmara ao assumir o microfone.
“A gente precisa apenas aprender a respeitar quando o ato é institucional […] porque senão fica difícil para um presidente da República viajar para inaugurar coisa, porque as pessoas que vêm aqui são convidadas por nós e ninguém leva ninguém da sua casa para ser vaiado, para ser maltratado. É apenas uma questão de comportamento que me incomoda muito”, declarou Lula.
Lira já havia sido vaiado em evento do governo federal no Estado na 5ª feira (9.mai), no município de São José da Tapera. Na ocasião, o deputado esperou as vaias diminuírem para começar a discursar, mas foi aplaudido depois que mencionou a ajuda do governo e do Poder Legislativo às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.
Em seu discurso, disse não esconder os seus posicionamentos e nem fazer política “falando mal de ninguém” ou “denegrindo a imagem de ninguém”.