Presidente do STF participou de lançamento do primeiro Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário.
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, afirmou nesta quarta-feira (12) que a imprensa livre é base da democracia.
A ministra deu a declaração durante lançamento do primeiro Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário. O lançamento ocorreu pouco depois de o STF encerrar o primeiro dia de julgamentos de réus que invadiram e depredaram as sedes dos três poderes da República no dia 8 de janeiro.
“A liberdade de imprensa, nunca é demais repetir, constitui pressuposto basilar da ordem democrática. O jornalismo independente, livre e profissional é o maior e o melhor aliada no combate à desinformação, ao discurso de ódio e à intolerância”, afirmou a ministra.
Rosa Weber ressaltou que a imprensa livre promove valores como liberdade de expressão e pluralidade de ideias.
“Já disse várias vezes e repito, não há democracia sem judiciário independente e sem imprensa livre. Valores como liberdade de expressão, pluralidade de ideias e diversos pontos de vista são essenciais em um sistema democrático — algo que é cotidianamente promovido pelo trabalho da imprensa no Brasil”, disse.
“Os desafios atuais nos convocam à defesa intransigente do valor essencial da liberdade de imprensa e da integridade daqueles cujo ofício é levar informação para o pleno exercício da cidadania”, completou a presidente do STF.
Por Fernanda Vivas, TV Globo — Brasília