Muitos pais ficam apreensivos para a primeira matrícula da criança na Educação Infantil. A pergunta sempre fica: será a hora certa?
Sim. A fase da vida entre 2 e 5 anos de idade é fundamental para o crescimento da criança. Lembrando que a partir dos 4 anos de idade, o ensino é obrigatório, em que as crianças no Brasil precisam estar matriculadas na escola, desenvolvendo aprendizagens como: “conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer- se” diz na BNCC.
Conviver em sociedade fora do núcleo familiar é um desafio necessário para as crianças, além de ampliarem suas interações sociais, desenvolvem as capacidades cognitivas e motoras.
Quanto mais cedo você proporcionar para a criança o convívio na escola, mais cedo terão a percepção de mundo. Educar o cérebro e músculos para desenvolverem com facilidade os pensamentos, as emoções e a motricidade.
O principal é você perceber se a escola e o educador constroem de forma lúdica esses desenvolvimentos psicomotores, sociais, emocionais e se respeitam a maturidade de cada criança. Por exemplo: a escola oferece parquinho externo? Tem jogos? Música? Tem espaço para brincarem com bola e roda?
É necessário um ambiente prazeroso no processo de ensino aprendizagem, desenvolvendo a capacidade linguística e criadora das crianças. Como Paulo Freire (1989) diz que: a “leitura do mundo” precede a leitura da palavra, enfim ouvindo contação de história e fazendo uma relação com textos e o cotidiano.
Sem dúvidas a criança terá um desenvolvimento muito melhor passando pela Educação Infantil. Não deixe seu filho pular essa etapa tão importante da vida!