Em seu quarto mandato à frente da Prefeitura do Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes definiu uma prioridade incontornável: segurança pública. Ao ser questionado, ele não titubeia — trata o tema como o centro de sua gestão, ainda que negue qualquer relação com uma possível candidatura ao governo do estado em 2026. As informações são de Guilherme Amado/Platô BR.
“Segurança pública, segurança pública e segurança pública”, resume o prefeito, que afirma estar respondendo ao que percebe como uma aspiração direta do eleitorado carioca. Paes tem apostado em ações locais para reforçar o combate à criminalidade, incluindo o debate na Câmara de Vereadores sobre a possibilidade de armar a Guarda Municipal, medida que ainda está em estudo.
Além disso, o prefeito quer importar experiências bem-sucedidas — mesmo de países com realidades distintas. Em breve, Paes embarca para El Salvador, onde pretende conhecer de perto as ações implementadas pelo presidente Nayib Bukele na área de segurança pública.
O país centro-americano se tornou referência controversa ao reduzir drasticamente os índices de violência, com políticas de repressão pesada contra o crime organizado. A visita do prefeito carioca busca inspiração para novos projetos que possam ser adaptados à realidade do Rio.
por Diário do Rio