EDUARDO PAES ENSINA REGRAS DE CIVILIDADE NO VERÃO DO RIO

“Fui à praia mostrar que a Prefeitura não é babá de marmanjo. Bora respeitar as regras. Civilidade depende de cada cidadão”, disse o prefeito

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), surpreendeu os frequentadores da praia do Leblon neste sábado (18) com uma atitude inusitada: ele foi à praia para dar um exemplo prático de civilidade aos banhistas que insistem em desrespeitar as regras locais. O alvo da ação foi o uso de caixas de som, que frequentemente perturbam a tranquilidade dos demais frequentadores. A iniciativa foi registrada em vídeo e rapidamente viralizou nas redes sociais.

No vídeo, intitulado “Civilidade com Dudu”, Paes aparece descontraído, usando boné, óculos escuro e bermuda, enquanto carrega uma cadeira de praia. Ao se aproximar de um grupo que estava utilizando uma caixa de som na areia, ele senta ao lado deles e, de forma prática, aumenta o volume da música no amplificador para ilustrar o desconforto que a prática causa aos demais.

“Imagina se todo mundo resolvesse fazer isso?”, questiona Paes, ajustando o som para o volume máximo. “Tem gente que gosta de bossa nova, samba, rock’n’roll, pagode… Agora imagina o caos. Tá errado, né? Então, a partir de agora, é fone de ouvido. Aprenderam a lição?”, ele continua, demonstrando de forma bem-humorada o incômodo gerado pela falta de respeito com os outros.

Na legenda do post, o prefeito foi direto ao ponto: “Fui à praia mostrar que a Prefeitura não é babá de marmanjo. Bora respeitar as regras. Civilidade depende de cada cidadão.” Apesar de ser uma ação leve, a atitude de Paes ressaltou a importância do respeito às normas e ao espaço público, em especial em locais de convivência coletiva, como as praias cariocas.

“Quando a gente fala em choque de civilidade não é uma coisa que a prefeitura tem que ficar atrás do cidadão igual a babá, dando ordem e ensinando as coisas. Civilidade significa ser cidadão, respeitar as regras” destaca Paes no vídeo. “Aqui no Rio, o uso de caixa de som na praia e proibido há 3 anos. decreto de abril de 2022 qualquer tipo de amplificador de som seja usado nas praias e que incomode os banhistas”, observa.

O prefeito finaliza o vídeo dizendo que “espera mesmo de todo mundo é o bom sendo, o mínimo de civilidade, afinal seu direito termina quando começa o do outro. Se você estiver na praia e quiser escutar aquela musiquinha, coloque o fone de ouvido. Nada de vacilação neste verão”.

Comments (0)
Add Comment