O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), cogita disputar o Senado Federal em 2026. De acordo com aliados, seria uma estratégia para se manter em evidência com vistas à eleição presidencial de 2030.
Conforme mostrou à CNN, Leite indicou a pessoas próximas que poderá, em breve, deixar o PSDB. Nos bastidores, é dada como avançada a negociação para que ele migre para o PSD, de Gilberto Kassab. As conversas começaram em novembro do ano passado.
A mudança de partido, porém, possivelmente inviabilizaria sua pretensão ao Palácio do Planalto. Kassab deve apoiar uma eventual candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ou lançar candidato próprio do PSD, com Ratinho Jr., governador do Paraná.
No início do mês, o governador gaúcho falou sobre isso no Fórum da Liberdade, em Porto Alegre, capital do Estado. “Não é descartado para mim uma eventual candidatura ao Senado”, admitiu.
“Olho para a eleição presidencial, mas com toda a liberdade e toda a condição de construir caminhos”, disse Leite, que tem se colocado como uma “terceira via” para a polarização entre petismo e bolsonarismo.
Na tarde de quarta (16), ele escreveu nas redes sociais que vai tomar uma decisão sobre seu futuro partidário apenas depois da conclusão de um processo interno do PSDB, sigla à qual está filiado há 24 anos.
por Luísa Martins – CNN