Criado no ano 2000, o “Leia Comigo!” é um projeto da Fundação Educar, que tem como objetivo incentivar a leitura entre crianças e jovens brasileiros, distribuindo livros gratuitamente em 13 estados e no Distrito Federal. O acervo de quase 200 títulos (a maioria infanto-juvenil), conta também com uma coleção dedicada para educadores e entusiastas da Educação.
O projeto funciona como uma Editora Social, editando, publicando e distribuindo livros infanto-juvenis gratuitamente para escolas públicas, organizações da sociedade civil e projetos sociais que cadastram iniciativas e se comprometem a trabalhar com a leitura em seus territórios. A distribuição dos livros impressos é feita por meio de carona solidária, através de transportadoras parceiras da Companhia DPaschoal de Participações, mantenedora da Fundação Educar, o que permite que os títulos cheguem gratuitamente nos 14 estados brasileiros em que a Companhia possui unidades de negócio.
Segundo a Gestora da Fundação Educar, Cristiane Stefanelli, o projeto trabalha para ampliar o acesso aos livros, ajudando na formação de leitores, para o exercício da cidadania plena e no desenvolvimento do ser humano. “É sabido que a leitura contribui para o desenvolvimento cognitivo, amplia o vocabulário, melhora a escrita e a comunicação, além de ser elemento importante para o desenvolvimento emocional e social. Além disso, a leitura pode ser um importante instrumento de inclusão social, ajudando a reduzir a desigualdade e promover a diversidade cultural”.
A Fundação Educar disponibiliza todo acervo no formato e-book, que pode ser baixado gratuitamente. Além do acervo de livros impressos e digitais, o “Leia Comigo!” também oferece diversas atividades para estimular a leitura e a formação de leitores críticos, como sugestões de atividades, vídeos com técnicas de contação de histórias, encontros com autores, palestras e workshops de formação de mediação de leitura e contação de histórias. As ações contribuem para o ODS 4 da Agenda 2030 da ONU, meta que diz respeito à educação de qualidade.
Instituições sem fins lucrativos, escolas públicas, bibliotecas, organizações da sociedade civil e projetos sociais que tenham interesse em promover livro e leitura, podem se cadastrar no sistema da Fundação Educar, preencher corretamente os campos, descrever as atividades que serão realizadas com os livros e escolher a unidade DPaschoal ou DPK na qual deseja retirar os títulos.
Por Ana Clara Godoi – Observatório 3º setor