O Edifício A Noite, no Rio de Janeiro, será transformado em um empreendimento residencial com 447 unidades. O projeto inclui uma “calçada da fama” dedicada a grandes artistas da Rádio Nacional, que operou no local por mais de 80 anos. O primeiro homenageado será o cantor Cauby Peixoto. Além disso, o antigo auditório da rádio será recriado e aberto ao público, proporcionando uma experiência que remonta à história cultural do edifício.
App tudoradio.com chega ao Apple CarPlay e muda o modo de ouvir rádio via streaming nos carros
Localizado em frente à Baía de Guanabara e considerado um marco histórico e arquitetônico, o prédio oferece uma vista privilegiada, mas estava abandonado nos últimos anos. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2013, ele é considerado um símbolo da região portuária.
A empresa Azo Inc. comprou o imóvel por R$ 36 milhões e está realizando sua revitalização. O projeto não se limita às residências e também incluirá três lojas no térreo, um restaurante e um museu da Rádio Nacional na cobertura, ambos com acesso exclusivo por elevador. Essas novas atrações têm potencial para se tornarem pontos turísticos importantes na área da Praça Mauá, no Porto Maravilha.
O edifício A Noite é considerado o primeiro arranha-céu da América Latina. Inaugurado em 1929, a estrutura conta com 22 andares e 102 metros de altura. O edifício ficou conhecido por abrigar o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), o jornal A Noite e a Rádio Nacional, entre os anos de 1936 e 2012.