No próximo sábado (23), o Circuito Arariboia de Economia Solidária comemora sete anos de existência da Feira de Itaipu. O Circuito Arariboia é uma das ações da Lei 3473/2020, que institui a Política Municipal de Economia Solidária em Niterói, que hoje conta com sete feiras semanais. A feira de Itaipu é realizada todos os sábados e existe antes mesmo da lei ter sido sancionada. São mais de 50 empreendimentos de economia solidária que vendem sua produção, além de promover rodas de conversa, oficinas, arte e cultura.
O secretário de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira, comemora a data.
“O Circuito Arariboia é uma importante ferramenta de geração de trabalho e renda. Em 2022, ao todo, foram movimentados mais de R$ 2 milhões. É fundamental comemorar essa iniciativa.”
Na feira, são comercializados produtos orgânicos de agricultores familiares, artesanatos, vestuários, além da gastronomia, bebidas artesanais, microverdes e muitos outros produtos que são feitos com respeito ao meio ambiente, de maneira autogestionária e sustentável.
Na edição de aniversário, uma programação especial foi organizada, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária, do Banco Arariboia e da Fundação de Arte e Cultura de Niterói. Às 8h, está programado um café da manhã solidário. Às 9h, uma oficina de Microverdes da Igreja. Às 10h, é a vez da apresentação do Bloco Sambaqui e, às 11h, do show de Rafael Lira. A programação segue às 12h, com o show da Mulher Búfala com Paula Prieto e às 12h30, com Isais Jazz.
Na parte da tarde, às 14h está programada uma atividade infantil. Às 15h, a programação envolve um desfile de moda e acessórios da economia solidária. Às 16h, a apresentação será do Choro Malandro com Cacau. E, às 19h, para fechar o evento, um show da banda Choro na Rua promete embalar a noite.
Serviço:
7 anos da Feira de Itaipu do Circuito Arariboia de Economia Solidária
Data: 23/09/2023
Hora: 08 às 22h
Local: Praça das Amendoeiras, Praia de Itaipu