“E ESSE CABELO? VAI ARRUMAR?”: MULHER DENUNCIA RACISMO EM ESCOLA

O cabelo crespo de uma mulher negra foi alvo de uma fala racista dentro de uma escola de Joinville (SC). O caso foi denunciado por Paula de Oliveira Conceição, que atuava como estagiária na unidade de educação. A jovem, de 29 anos, trabalhava normalmente quando foi surpreendida pela diretora pedagógica que disse: “e esse cabelo aí? Vai arrumar”.

O caso aconteceu no dia 3 de abril no Centro de Educação A Aldeia do Sol, uma escola particular de Joinville. Paula conta que saiu do banheiro e foi conversar com a mulher, que estava acompanhada de outra pessoa. Ao chegar na dupla foi surpreendida pela fala. Paula, que é uma mulher negra e de cabelo crespo, conta que outras funcionárias andam com os cabelos soltos e que nunca foram cobradas sobre “arrumar o cabelo”.

 “Meu cabelo faz parte da minha identidade, de um determinado grupo. Ela se achou na liberdade de olhar para mim em um determinado lugar onde não tinha monitoramento de câmera, eu acho, onde ela se viu protegida, e soltou essa frase. Naquele momento eu não tinha processado a situação porque por muito tempo as pessoas negras foram colocadas nesse lugar de coação, onde a gente chega a pensar também, ‘será que foi isso mesmo?’” conta Paula sobre o ocorrido.

por Metrópoles

Comments (0)
Add Comment