DUQUE DE CAXIAS RECEBE ESPETÁCULO DE DANÇA SOBRE CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO NOVEMBRO NEGRO

No mês da Consciência Negra, Duque de Caxias recebe o espetáculo de dança “Elegbará”, a primeira obra performática da artista Nyandra Fernandes. A apresentação faz parte do projeto Elegbará + Viveiro, que conta com o apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, por meio da Lei Paulo Gustavo – Edital Giros RJ. O espetáculo será exibido gratuitamente no Gomeia Galpão Criativo, no dia 29 de novembro, às 19h30.

A circulação do espetáculo teve início em agosto, com apresentações no Centro Coreográfico, e seguiu em outubro com sucesso no teatro Cacilda Becker, com ingressos esgotados.

“Elegbará” tem como foco o transe, um estado de exaltação e transcendência, no qual os intérpretes dançam como crianças, criando jogos e caretas enquanto exploram a vida e o movimento. A obra simboliza Exu, figura que estabelece o caos e abre caminhos, conectando-nos a novas realidades. A pesquisa artística, que começou no audiovisual em 2021, traz corpos diversos e dissidentes, como os de pessoas gordas, negras e trans, e utiliza elementos do candomblé, como o padê e a cachaça. O palco, inspirado nas giras dos quintais cariocas, torna-se um lugar quente e avermelhado, refletindo essa energia ancestral.

A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados no local.

Gomeia Galpão Criativo
Rua Dr. Lauro Neiva, 32 – Duque de Caxias – RJ
Data: 29/11
Horário: 19h30
Entrada: Gratuita

Comments (0)
Add Comment