DUQUE DE CAXIAS AVANÇA NA CULTURA E NO TURISMO NOS PRIMEIROS 100 DIAS DE GOVERNO

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias (SMCT/DC) está completando 100 dias sob a gestão do novo secretário da Pasta, Aroldo Brito, e do governo de Netinho Reis (MDB).

Desde o primeiro mês do ano, as ações da Secretaria têm contribuído para o avanço cultural e turístico do município. Entre as medidas, se destacam a continuação dos repasses aos agentes culturais contemplados nos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), beneficiando mais de 360 artistas da cidade, com valores que ultrapassam R$ 2,4 milhões.

A homenagem prestada à atriz Fernanda Torres no Teatro Municipal Raul Cortez, após sua vitória no Globo de Ouro como Melhor Atriz de Drama, pelo filme “Ainda Estou Aqui”, recebeu destaque internacional. A repercussão chegou ao The New York Times, o jornal mais influente do mundo.

Durante o carnaval, os blocos de rua ficaram em evidência com o apoio da Secretaria, tendo desfilado nos quatros distritos do município. Entre os eventos realizados estão o Caxias Water Planet, levando aproximadamente 15 mil foliões para o centro da cidade, e o Bloco do Zeca, que desfilou, pela primeira vez, em Xerém, terra de Zeca Pagodinho.

Com o foco na democratização da cultura, a SMCT/DC firmou parceria com o Shopping Unigranrio para reativar as salas de cinema, garantindo acesso à filmes gratuitos para todos. O empreendedorismo também teve espaço, com o projeto itinerante chamado “Feira do Empreendedor Caxiense”, valorizando a economia criativa da cidade.

Outra novidade é o Circuito Cultural Boca Pra Fora, novo projeto da Secretaria em parceria com a Funarj. A iniciativa visa resgatar o samba e a cultura popular com a realização de shows gratuitos, todas as segundas-feiras, na Praça do Pacificador, no Centro de Duque de Caxias. A Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola também teve papel fundamental na valorização da cultura, promovendo cursos, lançamentos de livros e eventos culturais. Ao todo, 1.828 pessoas visitaram o acervo da Biblioteca. Já o Teatro Municipal Raul Cortez recebeu mais de 10 mil espectadores, oferecendo espetáculos e shows com ingressos a preços populares e gratuitos.

Comments (0)
Add Comment