DOR NO OMBRO PODE INDICAR TIPO RARO DE CÂNCER EM LOCAL INUSITADO

Todas as dores persistentes no corpo são preocupantes e merecem atenção médica pois podem ser sintomas de problemas de saúde graves. Uma dor progressiva no ombro, por exemplo, é o principal sintoma de um câncer agressivo, conhecido como tumor de Pancoast.

O tumor de Pancoast é um câncer de pulmão específico, que ocorre no topo do órgão e, devido ao seu crescimento, vai comprimindo nervos e artérias da região, causando especialmente dor nos ombros.

Sintomas

“A parte mais alta do nosso pulmão está entre vértebras, costelas e em uma região onde passam muitas artérias e nervos. Quando o câncer de pulmão aparece ali, ele não tem espaço para crescer a não ser comprimindo outras partes do corpo, o que causa esse tipo de dor, que é bastante típica”, afirma o oncologista Murilo Buso, do Cettro (Centro de Câncer de Brasília).

Segundo Buso, as dores do tumor de Pancoast são bastante características e se assemelham aquela sensação de golpear o cotovelo. “É uma compressão de nervo que vai ocorrendo continuamente”, alerta ele. Antes dessa dor constante, porém, é comum que se apresente uma sensação de formigamento e de calor na região.

Por- Metrópoles

Comments (0)
Add Comment